terça-feira, 3 de setembro de 2013

Consórcio Tapajós realiza 4ª reunião e consolida formação jurídica



Buscando a consolidação jurídica, o Consórcio de desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Tapajós realizou na tarde do último dia 31 de agosto, sábado, a 4ª reunião de assembleia geral. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Carmem Valente da Silva e contou com a presença de vereadores, secretários e assessores dos municípios participantes do Consórcio presente na reunião.

Criado com base na lei Federal nº 11.107/2005 e no Decreto Federal nº 6.017/07, o Consórcio Tapajós tem a finalidade planejar, coordenar e executar ações com o fim de fomentar o desenvolvimento local e regional em sua área de atuação, envolvendo arranjos socioeconômicos socialmente justos, economicamente e ecologicamente sustentáveis, abrangendo as áreas econômica, social, ambiental, saúde pública, gestão e licenciamento ambiental, infraestrutura urbana e rural, regularização fundiária urbana e rural, e estimulando a economia urbana e rural.

De acordo com o advogado Cleber Alves, assessor jurídico do Consórcio, as reuniões fazem parte da formalização do protocolo de intenções entre os municípios.
“As assembleias gerais aconteceram este ano na cidade de Itaituba, em 06 de abril, a segunda na cidade de Novo Progresso vinte dias depois e a terceira na cidade de Rurópolis, em 22 de junho de 2013. O consórcio é formado pelos municípios de Jacareacanga, Aveiro, Itaituba, Trairão, Rurópolis e Novo Progresso”, informa. Além do anfitrião da assembleia, os prefeitos de Aveiro Olinaldo Barbosa (Fuzica-PSC), Novo Progresso Osvaldo Romanholi (PR) e de Itaituba Eliene Nunes (PSD), falaram sobre a importância que é o Consórcio Tapajós para a região. “Não estamos aqui para debater assuntos energéticos, mas para defender os nossos interesses”, disse Olinaldo Barbosa, prefeito de Aveiro. 
Para a prefeita de Itaituba Eliene Nunes, a constituição do Consórcio Tapajós vai trazer resultados positivos para a região. “A partir desta reunião estaremos consolidando juridicamente a união destes seis municípios. A nossa sede será em Itaituba em um local ainda a ser definido”, disse a prefeita.  

Para o prefeito de Novo Progresso Osvaldo Romanholi, a região do Tapajós tem um potencial hídrico muito grande e os investimentos que estão chegando com a construção do porto graneleiro em Itaituba e de hidrelétricas no Tapajós e Jamanxim darão um grande impacto social e um impulso econômico na região. “Estamos consolidando a união destes municípios que representam uma força política considerável na busca de seus direitos”, disse.

Já o prefeito Raulien Queiroz que é o presidente do Consórcio Tapajós, disse que a união dos seis municípios reforça a luta por melhorias e busca de investimentos em políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida da população regional. “Hoje estamos realizando a última etapa legal para formação jurídica do Consórcio. Não estamos aqui para pedir favor, mas para reivindicar nossos direitos. Municípios de pequeno porte muitas são esquecidos pelos que promovem as políticas públicas. É preciso somar esforços para que possamos chamar a atenção”, disse Raulien Queiroz. Foto e Texto Nonato Silva.

Um comentário:

Carmelo dos Santos disse...

Se essa parceria for para melhor, então terá minha admiração e respeito pela iniciativa do consórcio, vejo que cada prefeito está animado e lutando para fortalecer essa parceria. Parabéns a todos os prefeitos...