segunda-feira, 18 de junho de 2012

Câncer - Como os tumores nescem


câncer - sua pesquisaIntrodução - A palavra câncer tem origem no latim, cujo significado é caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo. Esta  doença  tem  um período de evolução duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta. Atualmente, foram identificados mais de cem tipos desta doença, sendo que a maioria  tem cura (benignos), desde que identificados num estágio inicial e tratados de forma correta.
câncer
Célula atacada pelo câncer
COMO OS TUMORES NESCEM
Os tumores aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada, em função de um problema nos genes. A causa dessa mutação pode ter três origens; genes que provocam alterações na seqüência do DNA; radiações que quebram os cromossomos e alguns vírus que introduzem nas células DNAs estranhos. Na maioria das situações, as células sadias do organismo impedem que estes DNAs passem adiante as informações. O tumor desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneo para se manter. Através da corrente sanguínea ou linfática, as células malignas chegam em outros órgãos, desenvolvendo a doença nestas regiões.  
Esse processo de irradiação da doença é conhecido como metástase. 
Esta doença é tão perigosa, pois possui capacidade eficiente de  reprodução dentro das células e  também porque se reproduz e coloniza facilmente áreas reservadas a outras células. 
Matéria copiada do blog capc.org.br

Nenhum comentário: