sábado, 6 de março de 2021

Rasgando o Verbo, Vergonha Nacional

A classe política no Brasil, em todas as esferas, provavelmente tenha chegado às margens do fundo do poço. Infelizmente, não temos motivos para acreditar nos políticos, com raríssimas exceções. O que vemos e vivenciamos são fatos que comprovam tal afirmativa. A cada dia, vemos aumentar casos de crimes, de todas as espécies, envolvendo políticos.

Não. Não vou começar essa carta chamando-lhes de “Vossa Excelência”. Infelizmente “excelência” não é uma palavra que cabe aos senhores nesse momento, nem tão pouco em nenhum momento da história política recente desse país.

Vocês se elegeram pelo voto do povo. Pelo menos teoricamente. Digo teoricamente, pois o voto verdadeiramente legítimo não é aquele que apenas foi confirmado na máquina de votação, mas sim aquele conquistado com bons argumentos, boas ideias, boas intenções e vontade de representar bem aqueles que os elegem.

Mas essa não é a realidade das eleições brasileiras. Vemos um show de horrores onde políticos se mascaram de bons moços, se aproveitando de uma população politicamente ignorante em sua maioria, para angariar votos com promessas vazias, infundadas e, muitas vezes, impossíveis de serem concretizadas. Utilizam-se de atos criminosos tais como caixa 2, compra de votos, arrecadação de propina para financiamento de campanha para permanecerem no poder à custa de um desenvolvimento social e econômico que nunca vem, que nunca chega. Brasil, eternamente o país do futuro.

Vivemos em uma democracia representativa onde o papel de vocês no Congresso Nacional, ou nos diversos órgãos o Poder Executivo, é defender os interesses do povo.

Mas vocês parecem se esquecer disso. Demonstram, sem qualquer vergonha, querer exercer a função política tão somente para angariar poder público para assim defender interesses pessoais, agindo de forma pouco ética quando não, de forma criminosa.

Vemos uma classe política que adentra um sistema político previamente instaurado e construído de maneira torta que trata o político como um cidadão à parte da sociedade. Vocês não são diferentes de mim ou de qualquer cidadão. Somos todos seres humanos com as mesmas aspirações, medos, anseios e emoções. Já dizia a constituição: “Todos são iguais perante a lei”. Menos vocês. Afinal é só fazer uma lei dizendo que com vocês é diferente, com vocês não pode isso ou aquilo que está tudo certo.

O simples fato de quererem fazer carreira política, e por carreira entende-se que há desejo de progredir na carreira, já demonstra que há algo de errado nas intenções pessoais de cada um de vocês. Hoje não confio mais em políticos de carreira. Prefiro muito mais confiar em um cidadão que decide dedicar tão somente 4 ou 8 anos de sua vida para colaborar com a condução do país, um político de verdade, do que em alguém que, para progredir na “carreira” faz concessões políticas e pessoais ao longo do tempo e assim fica com o rabo preso. Qualquer político de carreira hoje no Brasil tem rabo preso. Simplesmente é parte do jogo. Não confio em quem tem rabo preso e acredito que boa parte da polução, mesmo a parte que não entende de política, também não, mesmo sem saber.

O fato é que vocês não mais representam qualquer interesse da população brasileira. Hoje vocês representam somente a vocês mesmos. E isso tem que mudar.

Se vocês tivessem hombridade, coisa que também lhes faltam, enxergariam que o momento que o país vive é, na verdade, uma grande oportunidade de construir um futuro melhor. É a grande oportunidade de fazer acontecer o futuro que os brasileiros sempre almejaram, de mudar o atual sistema político que impede esse futuro. Vocês estão tendo a oportunidade de tomar a atitude correta, mesmo que isso signifique devolver para o povo tudo aquilo que conquistaram indevidamente, seja dinheiro público, dinheiro ilícito, notoriedade, poder ou favores. Deveriam pensar que o Brasil é muito maior do que o Congresso Nacional ou a Esplanada dos Ministérios. Cada atitude negativa que tomam reflete de forma potencializada no futuro de cada cidadão. E vice-versa. Atitudes positivas também potencializam positivamente o futuro da população.

Por isso, clamo. Vistam-se de honradez, abracem essa oportunidade e mudem o futuro desse país. Voltem a merecer serem chamados de “Vossa Excelência”. Por :Fabio Seixas

Nenhum comentário: