terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Uma estrada de 250 km sobre o mar na Flórida

Quem gosta de carro ama dirigir, claro, mas se a estrada for em cenário paradisíaco, o prazer é ainda maior. E entre as mais belas do mundo, uma das mais citadas é a Overseas Highway (US-1), que liga Miami a ponta extrema sul dos EUA, Key West, também no litoral da Flórida.

São pouco mais de 250 quilômetros com paisagens incríveis sobre o mar, como o próprio nome da estrada em inglês sugere, sobretudo nos últimos 150 quilômetros 

Há quem faça bate-e-volta no mesmo dia só pelo prazer de dirigir com a sensação de estar “guiando sobre a água do mar”, por uma sequência incrível de longos viadutos até chegar a Key West. 

Os “keys” são as “pequenas ilhas” que permitiram esta interessante obra de engenharia, já que o mais longo dos viadutos tem 7 milhas (e tem o criativo nome de “Seven Mile Bridge”, com pouco mais de 11 quilômetros). 

Key West é considerada a cidade mais cubana da Flórida (são apenas 150 km de distância até a ilha, mas aí não há estradas claro). Não por acaso, é a cidade de Ernest Hemingway, prêmio Nobel da Literatura em 1954, autor do clássico "O Velho e o Mar".  

Ao contrário de uma viagem para a Alemanha, por exemplo, onde a alta velocidade é um importante atrativo, atingindo até 250 km/h nos trechos sem limite das Autobahs (LINK MATERIA ALEMANHA), nesta parte da Flórida a ideia é outra.  

Os limites são baixos, entre 50 e 60 milhas por hora (de 80 a 100 km/h), plenamente justificáveis já que a maior parte da estrada é composta apenas uma pista em cada sentido (e, convenhamos, um viaduto em cima do mar não comportaria velocidades muito altas, já que a "área de escape" são as águas oceânicas). 

E você vai querer ir o mais devagar possível, para poder apreciar o cenário digno de filme hollywodiano.

E, no melhor estilo "american way of life", tudo aqui é muito prático: há dezenas de áreas de recuo ao longo da estrada, que permitem paradas estratégicas para tirar fotos, apreciar de perto a paisagem, pescar e até mesmo dar um mergulho em uma das praias ao longo do caminho. 

Fique apenas atento que, ao contrário de algumas estradas brasileiras, não é só parar o carro no acostamento na parte onde você achou mais bonito e tirar fotos. Existem áreas específicas para isso e o estacionamento deve ser feito somente ali - a patrulha nas rodovias norte-americanas é constante. 

Se tiver que escolher uma única parada no trajeto Miami e Key West, escolha Bahia Honda Park. Localizá-la será bem fácil: é logo depois da maior das pontes entre as ilhas, com o autoexplicativo nome de 7 Mile Bridge (a ponte de 7 milhas, quase uma Rio-Niterói).  

O grande diferencial deste parque estadual é que, em meio as águas claras dignas do mar do Caribe, você ainda encontra aquela praia com longas faixas de areia bem branca - algo que não se vê em todos os "keys".

De lá, também é possível fazer passeios para outras praias igualmente paradisíacas e também para outras atrações naturais desta região, como os manguezais. 

Com tantas opções, talvez Hemingway escrevesse hoje que dirigir no Sul da Flórida é uma festa – assim como ele definiu Paris em outro livro. 

Nenhum comentário: