terça-feira, 1 de setembro de 2020

MATEI A LEI


SUGESTÃO DE PAUTA

 LIVE DE LANÇAMENTO DO CURTA MATEI A LEI DESCONSTRÓI

RÓTULOS E ESTIGMAS SOBRE MORADORES DAS PERIFERIAS

Nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 18 horas, ocorre a Live de Lançamento do Curta Matei a Lei: confissões ao direito à cidade, com Gláucia Pinto, artista e moradora do bairro da Terra Firme, em Belém. O espetáculo teatral será transmitido pelo Youtube e na página do Facebook da Associação Amazônica Cultura Boi Marronzinho. Para a professora Myrian Cardoso, integrante do Projeto de Pesquisa Saber & Conviver em Baixadas na Amazônia e uma das idealizadoras do Coletivo MultiverCidades da Amazônia, o papel da arte é descontruir rótulos e estigmas impregnados pelo poder econômico ao longo dos vários períodos históricos do Brasil sobre os moradores dos bairros periféricos das pequenas, médias e grandes cidades brasileiras.

A aula de abertura da live será ministrada pelo professor Alex Magalhães, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUS-RJ). O Curta Matei a Lei faz um recorte voltado para o bairro da Terra Firme, em Belém, um dos 10 maiores espaços geográficos urbanos da capital paraense marcados por contradições e a ausência da aplicação de políticas públicas constitucionais para as famílias contribuintes, porém retrata a realidade de inúmeros bairros e cidades brasileiras do Oiapoque ao Chuí.

Para a atriz Gláucia Pinto, formada em Licenciatura Teatral pela Universidade Federal do Pará, a cidade de Belém tem o quarto pior saneamento brasileiro, o esgotamento sanitário atinge 0,98% das moradias, cerca de mais de cerca de 60 mil pessoas vivem sem coleta de resíduos sólidos e o déficit habitacional é altíssimo, sem falar dos efeitos da pandemia sobre a saúde pública, a precarização das condições de trabalho e o desemprego.  “Somos mais de 5.127.747 domicílios ocupados em 13.151 mil aglomerados urbanos no Brasil. A movimentação econômica atinge 119,8 bilhões por ano.  Somos paradoxalmente contribuintes, mas não somos cidadãos. Somos invisíveis aos olhos dos poderes públicos”, assevera a atriz.

Neste contexto, segundo Joélcio Santos, sociólogo e ativista cultural Boi Marronzinho da Terra Firme, a arte teatral estimula o pensar, o saber, o conviver, o participar e a cobrar a efetivação de políticas nas áreas das baixadas, além de combater os estigmas e preconceitos contra a periferia, enquanto outras partes da cidade são privilegiadas com investimentos públicos e privados. “A união entre a sociedade, universidade e os moradores reforçam as práticas de ensino, pesquisa e extensão, que descontroem preconceitos e chamam os moradores para assumir o protagonismo das ações em defesa do desenvolvimento social e humano por meio da arte, cultura, música, cinema, fotografia e a construção e compartilhamento de múltiplos saberes nos bairros periféricos”, reflete o ativista cultural.

A apresentação da live será realizada pela professora Myrian Cardoso e pela discente de arquitetura da UFPA, Ana Clara Fonseca. Participam como convidados Nazaré Lima, advogada e vereadora de Belém, e Jorge Moura, do Conselho de Arquitetura do Brasil (CAU-BR).

 Contato pra entrevistas:

 Myrian Cardoso: 99146 1588 – Líder do Grupo Multivercidades da Amazônia.

 Joélcio Santos: 98128-9189 – Sociólogo e membro do Movimento Cultural Boi Marronzinho.

 Kid Reis – Mtb-15.633 – SP - SP - jornalista Free-Lancer.

Fotos: Grupo Multivercidades da Amazônia.

Olá Faro Fino, tudo bem? Estou fazendo um frila sobre um curta Matei a Lei: confissões ao direito à cidade, um trabalho teatral que aborda a desconstrução de rótulos e estigmas impregnados pelo poder econômico ao longo dos vários períodos históricos do Brasil sobre os moradores dos bairros periféricos das pequenas, médias e grandes cidades brasileiras. O recorte é o bairro da Terra Firme, em Belém.  Envio texto, fotos e contatos para entrevistas.

Agradeço o apoio de sempre.

Bom trabalho.

Kid Reis – Jornalista FreeLancer

MTB-15.633 - SP-SP

Um comentário:

Unknown disse...

Galera o Curta Matei a Lei foi lançado em LIBRAS Assista, comente, compartilhe e se inscreva no canal https://youtu.be/aVhbrBc6mT4