sábado, 21 de março de 2020

Doe Sangue, 38ª Campanha Hospital Regional promove campanha de doação de sangue no Hemopa em Marabá

Hospital Regional promove campanha de doação de sangue no Hemopa em Marabá 

Centro montou esquema especial de segurança epidemiológica para que os voluntários doem em segurança durante a pandemia do Covid-19
Com o slogan “Você ainda tem tempo para salvar vidas”, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), gerenciado pela Pró-Saúde, mobiliza a partir desta segunda-feira (23), a sua rede de voluntários para participar da sua 38ª Campanha de Doação de Sangue.
A campanha será realizada até o dia 27 de março, com coletas exclusivamente na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). O objetivo da ação é aumentar os estoques do hospital, que pode vir a ficar abaixo do ideal, devido as restrições de locomoção de doadores, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Referência em atendimento de média e alta complexidades, o Hospital Regional de Marabá é a unidade que recebe a maioria das bolsas coletadas pelo Hemopa. Isso se deve, principalmente, ao atendimento às vítimas de acidente de trânsito, ao grande volume de cirurgias realizadas e à constante necessidade de transfusão em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Segundo o biomédico do HRSP, Gustavo Ramos, muitas pessoas que frequentemente doavam sangue, estão com receio de ir ao HEMOPA realizar a doeação devido ao Covid-19, no entanto, é importante ressaltar que o centro montou um esquema especial de segurança epidemiológica, para que os voluntários doem em segurança.
"Nós entendemos que neste momento, muitos estão com receio de sair de casa e doar sangue, por causa do Coronavírus. No entanto nossas demandas de sangue continuam, os acidentes automobilísticos continuam acontecendo e nossas cirurgias também, por isso é fundamental que nossos estoques estejam abastecidos", explicou Gustavo.
Para realizar a doação é preciso estar bem de saúde e alimentado, pesar ao menos 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. No caso de menores de idade, é necessária a autorização dos pais ou dos responsáveis legais. O Regional de Marabá é uma unidade do governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito, referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses.
Posto de Coleta
Para participar da campanha, os voluntários devem comparecer ao Hemopa, de segunda à sexta-feira, das 07h às 12:30h. O serviço fica localizado na Rodovia Transamazônica nº 251 - bairro do Amapá, em Marabá.
Sobre a Unidade
O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses. A unidade conta com 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito em diversas especialidades, entre elas Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Pediátrica e Neurocirurgia, além de um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).
Sobre a Pró-Saúde 
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição. Por  Ederson Pereira de Oliveira

Nenhum comentário: