sexta-feira, 13 de setembro de 2019

JUSTIÇA CUMPRE MANDADOS DE DESPEJOS E REINTEGRAÇÕES DE POSSES EM JACAREACANGA

Contando com forte aparato Policial Militar, Oficiala de Justiça estará cumprindo na data de hoje, pelo menos dois Mandados de Reintegrações de Posses na cidade de Jacareacanga, localizada no Sudoeste do Estado do Pará.

Uma das reintegrações de posse está ocorrendo em um imóvel ocupado por dezenas de famílias no bairro São Francisco, onde estaria sendo construídas casas populares do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida.

Na tarde de ontem Policiais Militares estiveram no local e orientaram às famílias a desocuparem voluntariamente o imóvel que de fato está ocorrendo, tendo na manhã de hoje se constatado que várias já deixaram o local.

Neste caso a Ação de Reintegração de Posse nº 0005223-29.2017.8.14.0112 foi ajuizada pelo Município de Jacareacanga, representado pelo Prefeito Raimundo Batista Santiago, na qual o Juiz Marcos Paulo Sousa Campelo concedeu medida liminar e determinou que o Município de Jacareacanga fosse reintegrado à posse do imóvel invadido.

A medida liminar foi concedida em 1º de novembro de 2017, mas diante das dificuldades de logística e necessidade de aparato policial, somente hoje é que deverá ser cumprida, em cuja decisão o magistrado consignou:
Os objetivos principais assegurados na Constituição Federal, como sendo da Republica Federativa do Brasil os quais consistem em: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Isto é o que está previsto logo no Art. 3º da Carta Magna de 1988, que também assegura a cooperação técnica e financeira entre os entes públicos federativos para assegurar moradia às famílias de baixa renda, como fundamento à dignidade humana.

Enquanto em outros Municípios do País o poder público está voltado para assegurar dignidade a famílias de baixa renda com oferta de moradias dignas, em Jacareacanga ocorre exatamente o inverso.

Outra reintegração de posse deverá ser cumprida contra o próprio Prefeito Raimundo Batista Santiago e sua esposa, Gracilete Passaranuk, por supostamente terem invadido áreas de imóveis rurais de três particulares e nela estar construindo uma Estrada.

Neste ultimo caso a medida liminar foi concedida nos autos da Ação de Interdito Proibitório nº 0004762-57.2017.8.14.0112, também em curso na Comarca de Jacareacanga e proferida pelo Juiz Marcos Paulo, cuja parte final é a seguinte:
Segundo o que foi informado à Justiça recentemente, o por determinação do Prefeito Raimundo Batista Santiago, estaria sendo aberta de forma clandestina uma Estrada passando por Lotes Rurais de três particulares.
A área de terras em litígio é situada no Projeto de Assentamento Jacaré, de propriedade da União, sob gerenciamento do INCRA, onde foi assentadas centenas de famílias e que ao longo do tempo transmitiram as posses para os atuais proprietários, os quais já requereram ao Órgão a titulação em seus nomes, através de regularização fundiária rural.POR: DOMINGOS BORGES DA SILVA
 

CONSTRUINDO UMA NOCA HISTÓRIA!

Nenhum comentário: