terça-feira, 28 de agosto de 2018

JACAREACANGA: UM MUNICÍPIO ABANDONADO PELO PODER JUDICIÁRIO


Sediado no Sudoeste do Estado do Pará, contando com uma população estimada em mais de 41.487 habitantes e a maior população indígena do Estado, em Jacareacanga no ano de 2018, dois Juízes, juntos não trabalharam mais que um mês na cidade.

Centenas de ações judiciais aguardam apreciação de um Juiz, tendo várias pendentes de julgamentos e outras de exames de medidas liminares.

O Magistrado Marcos Paulo Sousa Campelo, então Juiz titular da Comarca de Jacareacanga, após voltar de férias regulares foi promovido para outra Comarca de segunda entrância, passando a responder pelo jurisdicionado de Conceição do Araguaia-PA.

Após quase 120 dias sem um Magistrado comparecer na Comarca de Jacareacanga, a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado nomeou a Magistrada Tainá Monteiro da Costa que permaneceu por poucos dias na cidade, já que é Juíza titular da Comarca de Itaituba.

O novo Juiz passou a responder pela Comarca de Jacareacanga desde 4 de julho do ano em curo e encontrou centenas de ações pendentes de apreciação, dentre elas 5 (cinco) ações populares que foram promovidas contra o Prefeito de Jacareacanga e vários outros Réus em consequência de desvios de recursos públicos.

Esse Magistrado após despachar algumas ações e passar alguns dias na cidade de Jacareacanga, segundo apurou-se no Fórum local, está de licença há mais de um mês, com previsão de retorno à Comarca no dia 4 de setembro.

Dentre as ações pendentes de exame de medidas liminares estão pelo menos 4 (quatro) ações populares e outras de interesse da coletividade e, quanto isto, a Comarca segue praticamente sem Magistrado para conduzir os processos e realizar os julgamentos.

Em razão da falta de Juiz na comarca para os trabalhos judicantes, várias ações populares deixaram de serem promovidas uma vez que o então Juiz titular da Comarca estava se julgando suspeito por questões de foro íntimo para processar e julgar essas ações e novo Juiz poucos dias após assumir já se afastou da Comarca. POR: DOMINGOS BORGES DA SILVA

Nenhum comentário: