terça-feira, 28 de agosto de 2018

FALTA DE PLANEJAMENTO CRIA CAOS NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO


Pelo menos, desde o ano de 2004 que o sistema educacional no Município de Porto Velho vem gerando sérios prejuízos aos educandos. Isto foi que se constatou em levantamento minucioso da situação.

Essa falta de planejamento tem levado o Município, através da Secretária Municipal de Educação que não elabora um estudo estatístico do crescimento do número de alunos a serem matriculados em sua rede municipal de ensino, chegar ao ponto de ter que alugar prédios privados para atender à demanda, se desincumbindo de construir novas escolas.

Na zona rural, especialmente nos Distritos é onde se encontra os maiores problemas. Em União Bandeirantes, por exemplo, conta com quase dois mil alunos, a Prefeitura teve que alugar prédios para atender a demanda e o ano letivo de 2017, somente foi concluído em fevereiro de 2018.

DISTRITO DE UNIÃO BANDEIRANTES

O início do ano letivo de 2018 ocorreu em junho e tudo isto porque antes de encerrados os contratos com as empresas que prestam os serviços de transporte escolar, o Município não tem estudos próprios para prorrogar os contratos e por conta disto não deflagra os certames licitatórios antes de vencidos os contratos, tendo que contratar novas empresas em regime emergência e que atualmente prestam o serviço de forma deficitário.

Nos último quatro anos o município de Porto Velho teve que contratar empresas de transportes escolares por pelo menos três vezes, em regime emergência e isto demonstra claramente a falta de planejamento para com o ensino público municipal.

O não cumprimento da carga horária mínima em decorrência da falta de planejamento é outro favor que vem prejudicando o aprendizado dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, especialmente na zona rural.
No Assentamento Santa Rita que possui uma única Escola, o descaso é aponto de permitir que os equipamentos da Escola sejam furtados e o ensino paralisado sem que ninguém tome providências.

Neste caso os alunos estão sem aulas há vários dias e o prejuízo na quantidade mínima da carga honorária já é fato, não tendo a administração pública municipal adotado mecanismos para minimizar os problemas.
ESCOLA MUNICIPAL NO ASSENTAMENTO SANTA RITA

Essa falta de planejamento tem exigido dos professores que ministrem aulas aos sábados e feriados, em total descompasso com a legislação trabalhista e retirando do profissional o tempo necessário para o descanso e planejamento das aulas.

O descanso para com o ensino público é a principal causa da ineficiente formação do educando.  POR: DOMINGOS BORGES DA SILVA

Nenhum comentário: