50 Bicicletas curiosas que encontramos pelo mundo
Andar de
bicicleta é sempre agradável, mas sabemos que para alguns – por mais difícil
que isso seja de imaginar – pode chegar a ser monótono. Para que isso não se
torne mais um problema, resolvemos dar alternativas para que aqueles que
precisam daquela faísca de interesse voltem aos pedais das suas magrelas!
Confira essas "belezinhas" abaixo:
Não sabia
que existiam tantos modelos de bikes customizadas assim!
Quem
inventou a bicicleta?
Ao
pé-da-letra, o primeiro modelo a ser chamado de bicicleta ("duas
rodas") surgiu em 1870. Era toda de metal, tinha os pedais na enorme roda
da frente e custava o equivalente a seis meses de salário de um trabalhador
médio. Mas não foi uma invenção, algo surgido do dia para a noite, e sim o
resultado de uma evolução que começou num brinquedo criado na França 80 anos antes.
Tratava-se de um pequeno cavalo de madeira dotado de uma roda dianteira fixa,
que não podia ser virada para os lados. Um probleminha resolvido quando o barão
alemão Karl von Drais desenvolveu a "máquina de andar" em 1817. A
roda virava, só que os pedais ainda não tinham sido concebidos: era preciso
andar com os pés no chão para impulsionar o veículo, no melhor estilo Fred
Flinstone.
Foi o
ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan, em 1839, quem primeiro apareceu com os
pedais grudados na enorme roda da frente - acreditava-se que quanto maior ela
fosse, mais rápida a engenhoca andaria. A tendência das rodas de tamanho igual,
assim como o sistema de corrente e catraca, surgiu num projeto inglês na década
de 1880. Os mecanismos de marcha que permitem alcançar maiores velocidades sem
grande esforço foram inventados na década seguinte.
Evolução
equilibradaBusca de
conforto e segurança inspirou vários modelos
1. Agitador de ossos
Surgiu em 1865, trazendo pedais
adaptados à roda dianteira. O nome oficial era velocípede, que quer dizer
"pé rápido". Mas o modelo ficou mesmo conhecido como "agitador
de ossos": construído em madeira e com rodas de metal, ele tremia e pulava
nas ruas de pedregulhos da época. Um sofrimento para o condutor.
2. roda grande, tombo idem
Em 1870, foi criado o primeiro
veículo de duas rodas a ser chamado de bicicleta. Era totalmente feita de metal
(antes disso, a metalurgia ainda não avançara o suficiente para produzir peças
metálicas que fossem ao mesmo tempo leves e resistentes), trazia a novidade dos
pneus em borracha maciça, mas os pedais continuavam teimosamente presos na roda
dianteira. O grande problema - mas grande mesmo - era a roda dianteira, que
deixava o condutor acima do centro de gravidade. Bastava uma pedra no caminho
para que, com as pernas entaladas sob o guidão, o coitado capotasse para a
frente, de cabeça.
3. Ensaiando o automóvel
As roupas que as mulheres usavam
no século XIX não eram exatamente apropriadas para andar de bicicleta. Em 1869,
um relojoeiro italiano, Raimondo Vallani, apareceu com uma solução: o triciclo,
que, além de uma providencial terceira roda, tinha a barra central rebaixada,
para ajudar as mulheres no posicionamento das pernas. Outras inovações do
triciclo, como os freios nas rodas e o sistema de transmissão, foram
aproveitadas mais tarde pela indústria automobilística.
4. Uma Câmara na mão
Em 1888, o irlandês John Boyd
Dunlop colocou pneus com câmara de ar no triciclo do filho. Sua preocupação era
apenas quanto ao conforto, mas o recurso trouxe melhorias também à estabilidade
do veículo. Isso impulsionou a indústria de bicicletas e, pouco depois, a dos
automóveis. "Andar de bicicleta fez mais pela emancipação da mulher do que
qualquer outra coisa no mundo", diria a ativista americana Susan Anthony,
no final do século XIX. http://www.aindatorindo.com/2015/02/50-bicicletas-estranhas-que-encontramos.html
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