segunda-feira, 7 de julho de 2014

ITAITUBA PROMOVE SUA 1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO HÉLIO DA MOTA GUEIROS.

representantes de algumas das
entidades que organizaram a Feira
Para enfatizar 2014 como ano internacional da agricultura o Grupo de Apoio a Agricultura Familiar-GAAF, por iniciativa do SIPRI promoveu nos dias 05 e 06 deste mês no Parque de Exposição Hélio da Mota Gueiros sua primeira feira da agricultura familiar. 
Vereador Toninho Piloto prestigiando a feira...
Com barracas espelhadas no interior do Parque, mesmo distante do centro da cidade, foi expressiva a presença dos visitantes que aproveitaram para adquirir diversos produtos A Feira que mesmo sendo a primeira, pelo sucesso e deverá ocorrer na feira agropecuária deste ano, funcionou como atrativo para exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, com exposição de máquinas e implementos, palestras técnicas , dia de campo, venda de comidas típicas, café da manhã regional, atrações culturais e gincana agrícola etc.
farinha,queijo,doces,agricultura
 familiar se fortalecendo
artesanato de Itaituba também
se fez presente
A Feira da agricultura familiar foi coordenada pela Sagri, STRR, Sintraf Alto Tapajós, Fetraf Pará, Senar, Emater,Ipam, Fetagri, Sebrae, e Adepará.Essa união entre as entidades para Antônia Gurgel,presidente do SIPRI é uma demonstração de que a agricultura familiar ocupará seu espaço devido em face de sua importância para Itaituba e região. 
Jacareacanga participou com
 artesanato indígena Bio-Jóias
Na feira estiveram expositores de Itaituba, Jacareacanga, Ruropólis e Trairão. Além dos produtos tradicionais da agricultura, também a produção artesanal da região se fez presente com Associação dos Artesãos de Itaituba, Secretaria indígena de Jacareacanga com Bio Jóias produzidas pelos índios Mundurucus. 
Tapiocaria pingos de ouro com
presença de vários clientes..
Outra atração da feira foi a “Tapiocaria da Pingos de Ouro” que serviu produtos regionais com variedades no café da manhã.

diversas comunidades prestigiaram
 a feira da agricultura familiar
Mas percorrendo várias barracas nossa reportagem percebeu a insatisfação de muitos agricultores em relação a prefeitura de Itaituba por considerar que a prefeita Eliene Nunes não deu o apoio devido a Feira.A presidente da Associação das Mulheres produtoras da vicinal do Cacau, Maria do Doce elogiou a iniciativa da feira, mas acha que Itaituba deveria ter tido uma grande participação.
Maria do Doce lamenta ausência da
prefeita no apoio a agricultura familiar.
..
Maria disse que não vai mais nem encaminhar documentos, nem tampouco reivindicar apoio junto a prefeita por considerar que ela não valoriza a agricultura, já que até hoje a feira da mulher produtora que ocorre mensalmente enfrenta dificuldades com transporte e logística de local, mesmo já tendo sido feito apelos desde o ano passado.
diversidade de produtos com a força da
mulher na agricultura familiar

Maria disse que fica mais chateada porque não era  esse o discurso da prefeita quando em campanha em relação a agricultura, fazendo tudo ao contrário do que havia se comprometido para o setor. 


Matéria reproduzida do Blog Tribuna Tapajônica
Postado por Nazareno Santos

Nenhum comentário: