sexta-feira, 11 de julho de 2014

Autora de carta para Felipão, Dona Lúcia pediu para ficar em segredo, diz CBF

Marin e Felipão conversaram durante cinco minutos antes do treino da seleção
Marin e Felipão conversaram durante cinco minutos
ante
s do treino da seleção
Grande personagem do dia seguinte da eliminação do Brasil na Copa do Mundo, "Dona Lúcia" ainda não foi encontrada. Autora de um e-mail de motivação e consolo para Luiz Felipe Scolari, ela ganhou destaque depois de ter sua mensagem lida ao vivo por Carlos Albero Parreira em entrevista coletiva para o mundo inteiro. O assunto ganhou páginas de jornais, virou piada na internet e gerou curiosidade em jornalistas e fãs da seleção: afinal, quem é essa mulher que enviou bonitas palavras a Felipão no momento mais difícil de sua carreira? Dificilmente ela será encontrada, no entanto.
Segundo a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol, a dona do texto encaminhado virtualmente ao treinador pediu para ser preservada e não ter seus contatos divulgados para a imprensa. A justificativa é simples: ela não queria virar uma celebridade, mas, sim, apenas expressar seu apoio ao comandante da equipe depois da dolorosa derrota para a Alemanha, por 7 a 1, no Mineirão. 
A repercussão e as brincadeiras foram tantas que também teve o lado negativo. A situação causou dúvida nos bastidores, assim como para torcedores, por todo o contexto que envolvia a leitura do e-mail: dia seguinte após o vexame, pressão sobre a comissão técnica, falta de explicações para o resultado, ausência de dirigentes, etc. Diante da desconfiança, a equipe de comunicação da entidade garantiu a existência da carta.
O caminho das palavras de Dona Lúcia para Felipão foi o seguinte: ela enviou sua mensagem para o correio eletrônico do Comitê Organizador Local da Copa, que lhe respondeu com o endereço de e-mail do chefe da comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, que então repassou para o treinador da seleção.
A entidade, aliás, tem feito questão de divulgar o apoio que tem recebido mesmo após a vergonhosa e histórica eliminação do Mundial. No final da noite desta quinta-feira, o zagueiro David Luiz postou uma foto em sua conta no Instagram com uma cartinha carinhosa de uma torcedora mirim, que dizia para ele não ficar triste. Camila Mattoso, de Belo Horizonte (MG), para o ESPN.com.br
Leia o email de Dona Lúcia na íntegra.
"Professor Felipão, acabo de ver a coletiva dada pelo senhor. Mais uma vez vi diante da câmera um homem íntegro e corajoso. Fiquei muito triste ao constatar que o ser humano muitas vezes é de uma crueldade sem limites.
Tive esse sentimento ao ouvir os jornalistas lhe perguntarem sobre a dívida do senhor com a nação brasileira. E o senhor mesmo sofrendo mais do que qualquer um ali com toda humildade que lhe é peculiar, deu uma resposta muito coerente. Parabéns.
O senhor é um grande homem e um ser humano ímpar. É claro professor que eu como os demais brasileiros gostaríamos de estar comemorando outro resultado, porém sei que ninguém perde por vontade própria. Meu e-mail é só para agradecer a grande felicidade que o senhor e seu grupo proporcionaram para a nossa nação. Bom trabalho nos próximos anos.
Tenho certeza que o senhor comandará com extrema competência. Dizem que as mulheres não entendem de futebol, porém entende de seres humanos. Portanto, envio um abraço com todo carinho para o senhor e toda sua equipe. Fique com Deus. Lembre-se que o sonho pode durar uma noite, mas alegria vem ao amanhecer.
Quero dizer com essa citação que tudo vai passar e ficará bem. Saiba que como eu, há várias pessoas que estão acompanhando essa seleção que tem o privilégio de ser comandada pelo senhor. Receba um abraço de uma brasileira anônima, que não conhece muito de futebol, mas que o admira muito o trabalho do senhor".

Nenhum comentário: