domingo, 25 de maio de 2014

Arena da Amazônia terá serviço Wi-Fi durante Copa, diz Ministro

Arena terá disponível sistema de wi-fi durante os jogos. (Foto: Thalles Ataíde/www.amazonasfm.com.br)
(Foto: Thalles Ataíde)
A Arena da Amazônia contará com serviço de internet sem fio durante os jogos da Copa do Mundo, segundo o Ministério das Comunicações. Além de Manaus, outros cinco estádios das 12 sedes do mundial como Brasília, Rio, Salvador, Porto Alegre e Cuiabá, também oferecerão o serviço.
Segundo a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), que confirmou a informação na terça-feira (20), as operadoras de telefonia móvel já deram início ao processo de instalação do serviço que permitirá ao público da Arena da Amazônia acesso wi-fi gratuito durante os jogos.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia (Sinditelebrasil) alertou, em Brasília, que pelo menos dois estádios da Copa do Mundo não poderão oferecer telefonia e banda larga móveis aos torcedores. Por causa do atraso nas obras de conclusão do Itaquerão (SP) e da Arena da Baixada (PR) não foi possível realizar testes necessários para os equipamentos de transmissão.
Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as estruturas de 3G e 4G até ficarão prontas a tempo dos primeiros jogos, mas, sozinhas, não serão suficientes para conseguir atender a demanda esperada durante as partidas da competição.
“Infelizmente, em seis estádios não haverá reforço do sinal por meio do wi-fi, o que ajudaria a absorver o uso de dados pelos torcedores. Mas isso não ocorrerá porque os administradores das arenas não quiseram”, disse.
Ainda assim, Paulo Bernardo lamentou a demora das obras de algumas arenas e cutucou os administradores desses estádios. “Parece que os construtores e administradores das arenas só descobriram agora que precisam de estrutura de telecomunicações para atenderem aos torcedores. Isso é básico”, afirmou ele.

Nenhum comentário: