quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aldeia Muiuçuzão recebe oficina de capacitação no beneficiamento da Farinha


Nos dias 04 a 08 de novembro, a Secretaria de Assuntos Indígenas SEMAI, em parceria com a EMATER-PA, realizaram mais uma capacitação na produção e qualidade da farinha feita pelos indígenas Munduruku.

Nessa oficina, os indígenas foram contemplados com uma prensa feita em madeira beneficiada, para garantir uma maior produção e ganhar tempo no preparo da massa. A secretaria indígena buscou parcerias junto a EMATER-PA Raimundo Delival, SEC. EDUCAÇÃO Pedro Lúcio, SEC OBRAS Reinaldo Queiroz, SEC ADMINISTRAÇÃO Roberto Strapasson, Gabinete Luiz Henrique, e ao Prefeito Raulien Queiroz, que sempre vem apoiando os trabalhos da SEMAI por entender que a comunidade indígena tem buscado alternativas sustentáveis para garantir as famílias uma renda no final de cada produção, atualmente a saca da farinha produzida pelos Munduruku, está sendo negociada pela SEMAI junto aos comerciantes da região a R$ 200,00 (Duzentos Reais) onde tem facilitado e melhorado em muito a vida das famílias envolvidas no projeto da Farinha Munduruku.
Os produtores Munduruku, já produziram aproximadamente 25 toneladas de farinha nesse ano de 2013 que tem uma excelente qualidade e uma boa aceitação no mercado e na feira municipal. Pois toda produção tem abastecido o comercio de Jacareacanga.

Para o secretário Ivânio Alencar, essa iniciativa gera emprego e garante dignidade aos índios Munduruku. Realizar essa oficina de qualificação e capacitar às famílias tem sido nossa meta, pois sabemos que somente dessa forma, iremos trazer condições de igualdade para os indígenas Munduruku, respeitando  sua cultura e tradição na intenção de geração de renda.

A Farinha Munduruku, tem sido um projeto sustentável que tem gerado oportunidades as famílias. Disse o secretário: Fonte Comunicação SEMAI
 

4 comentários:

Roberto disse...

Parabéns Ivanio por mais esse desafio vencido. O trabalho da SEMAI resgata a dignidade do povo Munduruku que está recebendo as ferramentas necessárias para a geração de renda e melhoria das condições de vida.

Anônimo disse...

acheter propecia propecia 10mg orodispersible
comprare propecia propecia prezzo
propecia precio farmacia venta propecia

Unknown disse...

e isso aee Ivânio Alencar, vcs estão de parabéns e muito mas o Prefeito Raulien Queiroz, isso q e ter compromisso com o povo!

Unknown disse...

e isso ae ivânio Alencar, vcs estão de parabéns, o prefeito Raulien também, pois e um homem de compromisso com a população Jacareacanguense.