quarta-feira, 13 de novembro de 2013

SEMAI traz curso em bio joias para Jacareacanga



A Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, trouxe para Jacareacanga a primeira capacitação em bio joias no município. A oficina durou um mês e contou com a participação de 30 alunos em sua grande maioria indígenas da etnia Munduruku.

A solenidade de encerramento do curso aconteceu ontem dia 11 no salão do Centro de referência de Assistência Social - CREAS e contou com a presença da secretaria de trabalho e promoção social Vera Semblano, do secretário de educação Pedro Lúcio, do secretário de administração Roberto Strapasson, dos vereadores Edileuza Viana e Gerson Manhuary e populares.

Na tarde deste dia 12/11, o grupo de alunos fez uma exposição das bio joias na quadra poliesportiva Professor Ludeilson Baia e contou com um grande número de visitantes.

A oficina foi fruto de uma parceria entre o Governo Estadual, foi executada através do  Instituto Vitória Régia, que é uma instituição sem fins lucrativos e que está cadastrada como entidade executora da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará.
 Segundo o instrutor, artesão Luiz Otávio, os biojoias são bijus que se destacam não só pelo design criativo, mas também, e principalmente, pelas matérias-primas utilizadas na sua confecção. “Devido ao seu caráter natural, as bio joias são um meio de sustento de diversas famílias indígenas. Aqui em Jacareacanga a maioria dos alunos é indígena. Além de promover a geração de emprego e renda, a capacitação também valoriza a cultura e os costumes do povo Munduruku. Utilizamos sementes regionais e casca de tucumã na produção de lindas joias ”, disse Luiz Otávio.
Para o secretário de assuntos indígenas Ivânio Alencar a capacitação foi uma oportunidade de despertar entre os participantes o interesse para o artesanato com matéria prima natural como é o caso da semente de açaí. “É um projeto de geração de renda, sustentável e de cunho social. Por um mês cerca de 30 pessoas receberam aperfeiçoamento do trabalho de confecção de bio joias os acessórios, Colares, pulseiras, braceletes, brincos, foram algumas das peças produzidas. Isso tudo só foi possível devido apoio recebido dos parceiros e colegas secretários e do prefeito Raulien Queiroz que sempre busca meios de melhorar a qualidade de vida da população de nossa cidade e do interior, o nosso plano é que nos próximos anos, possamos realizar uma grande feira de artesanatos com matérias primas naturais e de bio joias aqui no município”, disse o secretário.

Texto e Fotos NONATO SILVA

2 comentários:

Roberto disse...

Mais uma ação de sucesso da SEMAI. Parabéns a todos os envolvidos no projeto, em especial a você Ivanio, que luta incansavelmente pelo desenvolvimento de Jacareacanga.

Anônimo disse...

QUE BOM QUE EM JACAREACANGA OS SECRETÁRIOS E O PREFEITO TRABALHAM, AGORA AQUI EM ITACOATIARA NECA DE PITIBIRIBA....A ERA MAMOUD COMEÇOU NOVAMENTE, E O POVO ESTÁ NA LETRA F....DA...