quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Aldeia indígena Kotõ NO CAMINHO CERTO



Após a excelente qualidade da farinha produzida pelos indígenas que participaram da capacitação realizada pela Secretaria de Assuntos Indígenas em parceria com a Emater-Pa de Jacareacanga, os Munduruku dessa aldeia, estão  se superando e buscando alternativas para sua sobrevivência, foram vendidos mais 500 sacas de farinha do projeto  e agora estão criando galinha caipira para terem ainda mais um complemento na sua renda ao final de cada mês, os caipirão que estão sendo vendidos na cidade , é um  projeto da Emater oriundo do PRONAF B que garantiu aos índios essa ação.

Com o apoio da secretaria indígena e da prefeitura, a EMATER está garantindo aos indígenas esses benefícios que gera renda as famílias envolvidas, na semana passada em uma ação conjunta entre os dois órgãos, foram vendidas na feira municipal 160 caipirão, e a sociedade gostaram da iniciativa e compareceu para adquirir as galinhas que causavam espanto em alguns pelo tamanho e qualidade das aves.

Para Raimundo Delival, essa ação mostra o quanto estamos comprometidos com o município de Jacareacanga na certeza de sempre fazer mais e melhor, gerando renda e garantindo as famílias envolvidas oportunidades. “Sei que somente a Emater, não conseguiria realizar na área indígena essa ação, mas, com o apoio da secretaria indígena e da prefeitura, tudo ficou mais fácil”.

Para Augusto Martins diretor indígena, "fazer parte desse trabalho é gratificante por ver a comunidade empenhada e unida por uma causa justa, desde a capacitação da farinha e agora das galinhas, isso  nos dá a certeza que estamos no caminho certo".

Já para o secretário de Assuntos Indígenas, essa parceria se dar com responsabilidade e principalmente respeitando as diferenças entre os povos. "Gerar renda as famílias, tem sido nossa meta e uma preocupação do prefeito Raulien Queiroz, tais ações só nos dá a conotação de que realmente estamos no caminho certo, à feira municipal tem sido um aliado desse povo para a exposição de seus produtos o que garante a eles uma boa apresentação das suas atividades tornando-as conhecidas pela sociedade". Disse Ivânio Alencar.

Um comentário:

Anônimo disse...

A doggy bed of her own from the very beginnijg will heelp
your pet become used to leaving yur bed and chairs alone.

Youu may have to do some adjustments and tweaks in order for it
to take effect for your pet. Mississippi is famous for it's southern hospitality, the sandy beaches, golf
courses, museums and more.

My web page: racao pedigree filhote (http://Www.petbompracachorro.com.br/)