quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MPF abre investigação sobre conflito entre PF e índios na divisa do PA e MT

PROCURADORIA COBRA DA PF DADOS SOBRE A EXECUÇÃO DA OPERAÇÃO ELDORADO.
AÇÃO NA ÁREA MUNDURUKU DEIXOU UM ÍNDIO MORTO NO ÚLTIMO DIA 7.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu oficialmente nesta segunda-feira (19) investigação sobre o conflito entre policiais federais e índios Munduruku da aldeia Teles Pires, na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso. No último dia 7, dois policiais e seis indígenas ficaram feridos e o índio Adenilson Kirixi Munduruku foi assassinado com três tiros, segundo representação assinada por 116 organizações e entidades da sociedade civil.
Os procuradores da República Felipe Bogado, que atua em Santarém, baixo amazonas paraense, e Márcia Brandão Zollinger, do MPF em Cuiabá, Mato Grosso, determinaram o envio de ofício à Polícia Federal (PF) em Mato Grosso com uma série de questionamentos.
Agentes federais usaram armas convencionais e não-letais em confronto contra índios (Foto: Reprodução/TVCA)O MPF quer saber se foi feita necropsia, para apurar a causa da morte do índio, e se houve a identificação, apreensão e o exame pericial na arma que teria efetuado o disparo contra o indígena.
No ofício, os procuradores da República também solicitam que a PF forneça cópia dos áudios e vídeos que tenham sido gravados nos dias da ação policial e que seja apresentada a relação detalhada de todos os participantes da operação, sejam eles da PF, da Força Nacional de Segurança, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) ou de quaisquer outros órgãos.
O MPF também quer informações sobre os nomes e contatos das lideranças indígenas com quem no último dia 6 teriam sido combinados a realização da ação policial. A operação Eldorado foi deflagrada com o objetivo de desarticular organização criminosa dedicada à extração ilegal de ouro em terras indígenas. Segundo nota à imprensa divulgada pela PF, houve acordo com os índios para a realização da operação na área dos Munduruku.
RASTILHO DE PÓLVORAOs procuradores da República também determinaram o envio de ofício ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá para solicitar cópias dos boletins médicos dos dois indígenas hospitalizados na capital mato-grossense.
O MPF vai realizar oitiva dos agentes públicos que participaram da organização logística da operação e dos que executaram a atividade. Texto Rastilho de Pólvora.

Colírio para os olhos

Nenhum comentário: