quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Índios Munduruku, invasão ou mito?

O Blog FARO FINO, recebeu uma ligação de um popular de Jacareacanga as 23:45 nesta terça(23), onde o mesmo demonstrou preocupação de uma possível invasão de guerreiros indígenas vindo da aldeia Jacaré Velho para invadir a CASAI e possivelmente o Hospital, pois o mesmo alegou que estariam descendo da aldeia alguns índios revoltados pela morte de uma liderança da referida aldeia que ocorreu ontem, pois o indígena que morreu estava na CASAI recebendo os cuidados das enfermeiras e foi levado para o hospital, onde o mesmo foi constatado sinais de Pneumonia grave, segundo informação de uma auxiliar de plantão da CASAI, ele antes de ser levado ao hospital, o mesmo foi submetido a um ato de cura do pajé e que infelizmente de nada adiantou. Até presente momento não se sabe o certo se tem fundamento essa denuncia, pois os profissionais de saúde estão assustados com essa noticia e a policia já está ciente da possível invasão desses indígenas em forma de represália pela morte dessa liderança. Iremos apurar os fatos para saber se tem realmente fundamentos tais informações.
FF - Os índios Munduruku nos últimos meses, tem buscado de forma oposta a sua convivência diária, meios de tomar decisões dessa natureza, onde coloca em risco a segurança de pessoas inocentes. Espero que seja apenas uma informação sem procedência, porém, ha quem diga que isso tem motivação politica.

3 comentários:

Anônimo disse...

AAté quando ficaremos refens desses índios? Isso tem que dar um basta, não podemos viver assustados com esse tipo de irresponsábilidade de meia dúzia de índios que dizem ser lideranças. Alguém tem que parar esses loucos....

Anônimo disse...

Jacareacanga não pode viver no medo constante, esses índios estão sendo conduzidos por alguém a fazer esse tipo de situação. Isso deve sim ser coisa de politico derrotado e de pessoas mal amada que utiliza dessa forma irresponsavel para tirar proveito da situação politica em que vive o municipio.....

Anônimo disse...

A etnia munduruku deve ser preservada, suas origens, constumes, enfim, a cultura como um todo, acredito que a política faz parte do cotidiano de uma população, em Jacareacanga nao poderia ser diferente, o problema é que a cada campanha há uma tendencia indiscriminada de usar a "politicagem" para incitar o povo munduruku a tomar certas decisões, fazendo com que os índios sejam usados para praticar atos pós-eleição, por sorte, temos o Estado mais presente em nosso município através do Judiciário, MP e Polícia Civil, isso nos dá uma segurança para coibir certos atos como esse que possívelmente iria acontecer, pessoas como essa "senhora", lobo com pele de cordeiro, achando-se acima da Lei e pensando que engana o povo indígena com mentiras e fazendo intrigas, teve um basta, afinal, agora irá pensar muito bem quando abrir a boca pra por o povo munduruku de encontro com seus irmãos.