terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bope começa a ocupar a favela do Jacarezinho; Polícia Civil deixa o local na manhã desta terça-feira


Dois dias após ser ocupada pelas forças de segurança, a favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, começou a ser tomada por agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) às 7h30 desta terça-feira (16). A tropa de elite da Polícia Militar substitui a Polícia Civil. A região, que em um passado recente foi chamada de "Faixa de Gaza", será vigiada dia e noite pelos militares.
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o Bope vai preparar a área — conhecida por abrigar a maior cracolândia do Rio — para a chegada da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em janeiro de 2013.
— [No domingo] decidimos em uma reunião que a Polícia Civil sai nesta terça e o Bope ocupa definitivamente o Jacarezinho. No final de janeiro, vamos fazer um esforço porque a gente pretende inaugurar as duas UPPs [Manguinhos e Jacarezinho] simultaneamente. O que muda a partir de agora é que a população está livre para expressar o que ela quer. Antes as pessoas da comunidade estavam sob o julgo do fuzil, do poder paralelo.
O secretário voltou a dizer que as forças de segurança estudam a ocupação da favela do Rato Molhado, vizinha ao Jacarezinho e ao Complexo de Manguinhos. A comunidade, dominada pela mesma facção que controlava o tráfico na região, é um dos prováveis esconderijos dos criminosos que fugiram nos últimos dias por causa da ocupação policial.
— Essas comunidades [Rato Molhado e favelas próximas] estão também dentro do projeto, mas teremos que fazer isso lá num segundo momento. Fonte R7.COM.
Tropa de elite da PM vai preparar comunidade para instalação de UPP em 2013.

Mais de 60 pessoas ficam feridas em acidente entre dois ônibus e uma van

Vítimas não tiveram ferimentos graves e foram encaminhadas para três hospitais
O Corpo de Bombeiros informou que 61 pessoas ficaram feridas sem gravidade em um acidente entre dois ônibus e uma van, na manhã desta terça-feira (16), na rua Alberico Diniz, altura do número 1.717, próximo à Academia da Polícia Militar, em Sulacap, zona norte do Rio.
De acordo com a equipe de socorro, as vítimas foram encaminhadas para os hospitais Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Salgado Filho, no Méier, e Albert Schweitzer, em Realengo.
Nove carros do Corpo de Bombeiros dos quarteis do Campinho e de Realengo foram acionados para o acidente Fonte R7.

Nenhum comentário: