segunda-feira, 23 de julho de 2012

Detran registra maior índice de acidentes de trânsito em Manaus nos fins de semana


Foram 1.148 acidentes registrados em sábados e domingos durante primeiro semestre de 2012

MANAUS O manauara já está acostumado a ver as vias da cidade mais tranquilas aos finais de semana. Sem aulas nas escolas e com um número menor de pessoas indo ao trabalho, o fluxo de veículos nas ruas fica reduzido. Porém, o maior número de acidentes de trânsito na capital amazonense ainda são registrados aos sábado e domingos. Só no primeiro semestre de 2012 foram 1.148 ocorrências.
O número representa 35% do total de acidentes registrado no semestre. Foram 589 casos registrados aos sábados e 559 aos domingos, entre os considerados apenas danos materiais e com vítimas. Entre janeiro e junho de 2012, as segundas-feiras registraram 447 acidentes; terças-feiras 437; quartas-feiras 404; quintas-feiras 431; e sextas-feiras 429 registros de acidentes.
A dona de casa Maria do Socorro Viana, 62, perdeu o irmão Cassiano Viana em um acidente de carro há sete anos quando ele retornava com a família de um sítio. Já no perímetro urbano de Manaus, o carro que Cassiano dirigia foi jogado contra o meio fio em um acidente ocasiano pela inprudência de outro motorista, que no momento dirigia alcoolizado.
“Meu irmão nunca bebia quando tinha que dirigir depois. Porém nem todos os motoristas tem essa consciência e a fatalidade foi inevitável. Hoje no trânsito as pessoas tem que dirigir pensando não somente em si, mas se preocupando também com o comportamento dos outros motoristas. Ainda há muita imprudência”, disse Maria do Socorro.
Acidentes com vítimas
Dados do Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran-AM) apontam que a maior parte dos acidentes de trânsito que acontecem na capital são durante o dia. Dos 1.715 acidentes com vítimas registrados no primeiro semestre de 2012, 1.016 foram pela manhã ou a tarde. Já no período da noite foram 696. Outros três acidentes não tiveram o período informado.
Ainda segundo as estatísticas do Detran-Am, o horário mais perigoso é entre 12h e 17h59, com 1.143 registros de acidentes, o equivalente a 35% do total. Na sequência, com 899 acidentes (27%) está o período entre 18h e 23h59. Com apenas 12% do total, as madrugadas (entre 0h e 5h59) registraram 410 acidentes. Wallace Abreu – jornalismo@portalamazonia.com
Rede Amazônia

Um comentário:

Anônimo disse...

Manaus ficará ainda mais perigosa, devido a chegada da copa do mundo.