segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

BANQUETE

" Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. "

Ser convidado para uma festa é motivo de alegria, primeiro pela festa em si, e depois porque o convidado é alguém especial - por isso recebeu o convite. 
O texto que lemos hoje fala de um homem que deu uma grande festa e convidou muitas pessoas que também eram especiais para ele.
Nos tempos bíblicos, os convidados confirmavam sua presença antes da festa, mais ou menos como que temos hoje nas festas de casamento. Quando tudo estava pronto, o dono da festa mandava seu servo avisar que tudo já estava na mesa, preparado para receber os convidados.  Mas quando se esperava que os convidados viessem para o banquete, a história toma um rumo diferente.  Todos começam a inventar desculpas para não comparecerem.  E não eram apenas desculpas esfarrapadas, eram mentiras grosseiras.
A primeira desculpa vem de homem que comprou um campo e precisa ir vê-lo.  
Isso é mentira, pois ninguém faz esse tipo de negócio sem olhar a propriedade primeiro.
A segunda desculpa tem o mesmo teor, um homem que comprou dez bois e precisa experimentá-los.  Os bois nesse caso serviam para arar a terra. Experimenta-se primeiro, faz-se o negócio depois, ainda mais em se tratando de dez bois: era muito dinheiro envolvido! Assim como ninguém compra um carro usado sem antes fazer uma análise.
A terceira desculpa também é mentira, pois o homem havia se casado - não estava doente.  A lei dizia que o recém-casado estava desobrigado do serviço militar, e não era esse o caso. 
Assim como nessa parábola, hoje acontece a mesma coisa : Deus convida os homens para um grande banquete, mas muitos inventam desculpas para não participarem.
Qualquer desculpa que você esteja dando para Deus não é apenas desculpa, mas mentira, assim como na parábola.
Deus ama você e por isso o convida para a vida eterna, uma vida especial e alegre, uma vida de paz e perdão.
Qualquer recusa será um insulto.

As desculpas não tem desculpa.
Aceite hoje o convite da graça.

Blog Orai Sem Cessar

Tenhamos paciência para as dificuldades, tolerância para as diferenças, benevolência para os equívocos, misericórdias para os erros, perdão para as ofensas, equilíbrios para os desejos, sensatez para as escolhas, delicadezas para as palavras, coragem para as provas, fé para as conquistas e amor para todas as ocasiões.

Nenhum comentário: