quarta-feira, 15 de julho de 2020

PREFEITO DE JACAREACANGA CRIA CARGOS E SALÁRIOS SEM AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES



O Prefeito do Município de Jacareacanga, localizado a Sudoeste do Estado do Pará, Raimundo Batista Santiago, nos exercícios de 2017 e 2020, aumentou drasticamente a quantidade de funcionários públicos do Município, sem autorização da Câmara Municipal de Vereadores.

O município possui 325 (trezentos e vinte e cinco) cargos efetivos, ou seja, aqueles preenchidos por servidores concursados e que dependia de realização de concurso público para o preenchimento de novos cargos, o qual foi suspenso pelo atual Prefeito, através de Ação Popular, ajuizada depois de eleito em 2016, abrindo margem para contratações irregulares.

Em 2017, quando assumiu o Governo do Município de Jacareacanga, Raimundo Batista Santiago contratou 94 (noventa e quatro) funcionários para exercícios de cargos comissionados e 852 (oitocentos e cinquenta e dois), para cargos temporários, posição esta de dezembro daquele ano, ainda que fossem cargos que só poderiam ser preenchidos por concursados.

A posição do número de funcionários contratados em cargos comissionados em novembro de 2019 eram de 107 (cento e sete) e temporários 867 (oitocentos e sessenta e sete) funcionários, não sendo muito diferente em relação aos números de junho de 2020.

Conforme acompanhamento da gestão municipal, em junho de 2020, consta como contratados 101 (cento e um) cargos comissionados, que são aqueles de livre nomeação e exoneração, com um acréscimo de 7 (sete) cargos em relação a 2017.

Já o número de cargos temporários passou para 933 (novecentos e trinta e três), com um acréscimo de 81 (oitenta e um) cargos, em relação ao número de 2017, e em relação aos de 2019, são 66 (sessenta e seis), o que leva a crer que o Prefeito esteja criando cargos por Decreto e legislando em causa própria, já que no período não foi encaminhado nenhum Projeto de Lei ao Poder Legislativo Municipal criando cargos e salários para o Município de Jacareacanga.

Atualmente o Município de Jacareacanga conta com 1.335 (um mil, trezentos e trinta e cinco) servidores e funcionários públicos, sendo a maior quantidade deles são remunerados com recursos FUNDEB (763) e Fundo Municipal de Saúde, com 214 funcionários.

Essas contratações se deram ainda em descumprimento a decisão judicial proferida em data de 03 de fevereiro de 2020, nos autos da Execução de Título Extrajudicial nº 0800002-61.2020.8.14.0112, promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará, em que a Juíza da Comarca de Jacareacanga fixou multa diária no importe de R$ 1.000,00 (um mil reais), para o caso de descumprimento de Termo de Ajuste de Conduta, que previa a realização de concurso público.

Em ano de eleição, a superlotação de funcionários nos quadros da administração do Município de Jacareacanga parece não ter fim e, diante da pandemia por COVID-19, as portas da administração municipal estão abertas para os conchavos políticos e, quanto isto, os órgãos de investigação nada fazem.

POR: DOMINGOS BORGES DA SILVA

Um comentário:

Anônimo disse...

a câmara é tão culpada quanto esse prefeito tem um bando de puxa saco