terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Jacareacanga e os Guerreiros Munduruku

Hoje a cidade de Jacareacanga, amanheceu com indígenas munduruku nas ruas com cartazes solicitando atitudes das autoridades, porém muitos deles investiam sobre as pessoas quando paravam para tirar foto e filmar a manifestação dos guerreiros, e ao serem fotografados por um popular, dois indígenas, atiraram flechas contra esse cidadão por está registrando a manifestação dentro de seu carro, e que felizmente não acertaram, caso contrário seria mais uma vitima da violência em nossa cidade. Os guerreiros fecharam a única passagem de acesso do bairro de São Francisco, ninguém entrava ou saia do bairro.

Os guerreiros contaram com a presença de crianças e mulheres a frente da manifestação, e algumas fotos foram registrados pelos próprios munduruku.
Um grupo de indígenas guerreiros, incluindo mulheres e crianças, estão indo nos comércios pedir apoio em alimentação, muitos fecharam suas portas temendo invasão. 
Cartazes e faixas denotam o tema da manifestação, um grande numero de índios munduruku estão reunidos na frente da delegacia de policia civil e militar para cobrar um posicionamento do assassinato do Elinaldo Akay que foi encontrado morto com uma perfuração de faca no pescoço próximo de onde ele e parentes bebiam no bairro de São Pedro. Os guerreiro atearam fogo em carros e moto apreendidos pela policia na frente da delegacia.
A policia civil com seus agentes investigativos, conseguiram chegar aos supostos assassinos, que por sua vez são menores de idade,  um com 14 anos e outro 15 anos, confessaram o crime mas não quiseram dar maiores detalhes sobre o sinistro. Os menores já se encontram em Itaituba, os mesmos foram conduzidos por volta das 23:00 de de segunda na intenção de evitar problemas maiores na cidade com os indígenas.
Os guerreiro nesse momento estão se deslocando para a praça Cristina Ribeiro com destino a quadra coberta para se reunirem com o grupo Tático e delegado da policia civil, ministério público e autoridades do município, onde ambos tentam acalmar os manifestantes, dando a eles uma resposta sobre essa situação a qual Jacareacanga vem passando nos últimos meses. 

FF - Vamos aguardar o desfecho dessa reunião, assim que tivermos as respostas, estaremos informando os internautas em uma próxima matéria.
ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO:
Informações que chegaram repassadas pelas autoridades policiais, é que não houve a reunião prevista na quadra coberta, pois os indígenas não aceitaram que fosse na quadra, eles queriam que fosse na delegacia de policia civil. Não houve acordo de ambas as partes para mudar a reunião e foi suspensa pelos munduruku.

2 comentários:

Anônimo disse...

O QUE É MAIS TRISTE NISSO TUDO É QUE ESSES INDÍGENAS SÃO BANCADOS POR ONGS E A PREFEITURA, AGORA PEDIRAM A SAIDA DO DELEGADO QUE ESTAVA COLOCANDO ATRAS DAS GRADES O TRAFICANTES, E ISSO INCOMODOU O PREFEITO HONESTO........O MESMO HONESTO QUE VAI COLOCAR EM PRAÇA PÚBLICA UM BUSTO DE UM ASSECLA QUE FOI MORTO E METRALHADO PRO TRAFICO DE DROGAS EM UM PAÍS VIZINHO.... MUITO HONESTO ESSE PREFEITO

Anônimo disse...

ei faro fino começaram a operação, LEVE OS INDÍGENAS PRA ALDEIA, gasolina sendo distribuida a botão pelos honestos que financiaram essa invasão anunciada para tirar o foco do presidente da câmara que irá perder seu mandato. bando de corruptos a cidade merece dias melhores