terça-feira, 30 de setembro de 2014

Emater lança em Santarém Agrifal e Flor Tapajós 2014

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) na região do Tapajós, lança nesta quinta-feira, 2 de outubro, em Santarém, oeste paraense, a Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) e o Flor Tapajós. As Feiras, que estão respectivamente nas suas terceira e segunda edições, são a oportunidade de exposição e comercialização da produção familiar paraense. Em 2013, a Agrifal, que aconteceu em Belém, reuniu mais de 28 mil visitantes e registrou um montante de R$ 2,7 milhões em vendas e negócios.
Pela primeira vez a Agrifal é realizada fora da capital do Pará, com o objetivo de oportunizar uma maior participação de agricultores do interior do Estado e a apresentação de suas produções. Em Santarém e região o extrativismo e a fruticultura têm grande destaque. Santarém registra a maior produtividade de acerola por pé no Brasil. A região também registra a maior produção de limão Taiti no Pará. O município de Monte Alegre produz anualmente 51 mil toneladas da cultura, respondendo por 70% da renda dos agricultores familiares locais.
Este ano, o Flor Tapajós, evento criado pela Emater para demonstrar o potencial floral de Santarém, vai expor e comercializar a produção de 40 floricultores, com destaque para a produção das flores tropicais heliconias e alpineas. Segundo dados da Emater, só nos últimos dois anos a produção floral em Santarém cresceu 100% e a comercialização dessa produção garante renda média mensal de R$ 1.500,00 por floricultor.
A Agrifal e o Flor Tapajós são classificadas como feiras multifuncionais, uma vez que permitem diferentes aprendizados, tanto por meio da exposição e da comercialização, quanto por meio da demonstração de diversas práticas da produção agrícola familiar, capacitações e incentivo à cultura. As Feiras vão reunir em Santarém, de 27 a 30 de novembro, as produções de 30 municípios paraenses, divididos em 76 estandes, apresentando uma variedade superior a mil produtos agrícolas.
O lançamento da Agrifal e do Flor Tapajós será realizado no auditório da Universidade Federal do Pará (Ufopa-Campus Tapajós), às 17h, vai reunir parceiros, a prefeitura municipal de Santarém, técnicos e agricultores familiares do oeste paraense.
Texto: Iolanda Lopes

Nenhum comentário: