De acordo com a Promotora de Justiça Juliana Palmeira, que presidiu o evento, o objetivo da AP é a construção de propostas que possam subsidiar a implementação do plano de atuação para o biênio de 2014/2015 que será executado pelo MPE em Jacareacanga. A Promotora falou sobre os avanços do Plano de Atuação de 2012/2013, entre eles a lotação de um Delegado de Polícia Civil em Jacareacanga e o fechamento de prostíbulos e algumas casas de shows que funcionavam na cidade.
Após a leitura do Regimento da AP, Juliana Palmeira abriu oficialmente o evento, explanando sobre a atuação do MP, informando que é titular da 3ª Promotoria de Itaituba, cumulando com a Promotoria de Jacareacanga. “É a minha primeira visita ao município e periodicamente virei a Jacareacanga. Essa AP servirá para eu conhecer um pouco das particularidades locais. Esta é a oportunidade da comunidade expressar suas demandas e assim construirmos propostas de trabalho para o biênio 2014/2015”, disse.
Durante a manifestação popular, 10 propostas foram apresentadas à mesa. Entre elas a questão de delitos praticados por indígenas e que se refugiam numa lei diferenciada, a instalação de uma Defensoria Pública, fiscalização no trânsito, uma vez que é comum menores e adultos dirigirem apresentando sintomas de embriaguez, adotar medidas socioeducativas para menores infratores, ordem urbanística, entre outras.
A segunda proposta aprovada foi a que envolve crianças e adolescentes em festas e consumindo bebidas alcoólicas e a questão do trânsito onde menores e adultos dirigem apresentando sintomas de embriaguez. O vereador Jerson Mourão informou que a Câmara aprovou recentemente um Projeto de Lei que cria a Coordenadoria Municipal de Trânsito em Jacareacanga. “Acredito que logo o prefeito estará sancionando esse Projeto de Lei e regulamentando a Lei do trânsito em nosso município”, disse.
Para a Promotora de Justiça
Juliana Palmeira é importante a população provocar o MPE formulando denúncias. “Vamos
trabalhar em conjunto para que possamos resolver esses problemas ou atenuá-los.
E quanto à vacância de um servidor na Promotoria Pública em Jacareacanga, o
Tribunal de Justiça do Estado já convocou esse servidor que em março estará
aqui em Jacareacanga para proceder atendimentos à comunidade”, informou.
Texto fotos Nonato Silva/ASCOM-PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário