terça-feira, 30 de julho de 2013

Tubarões – Perigo no Surf

Um recente ataque a uma jovem no Recife reacendeu a preocupação nos mares e no surf com os ataques de tubarões: 

No final do mês de julho, precisamente dia 22 de julho, Bruna da Silva Gobbi teve sua vida interrompida devido a um ataque de um tubarão na praia de Boa Viagem, Recife. Bruna foi se banhar na manhã de segunda com sua prima Daniele e estavam na parte rasa quando foram surpreendidas por um tubarão.  

Após alguns instantes o socorro chegou, mas a menina já havia sofrido uma grave lesão na perna . A Polícia Militar chegou momentos depois e levou a menina para a Unidade de Pronto Atendimento, onde foi transferida para um hospital, tendo a perna esquerda amputada na altura da coxa. Depois foi colocada na UTI e em decorrência dos ferimentos e do estado grave, veio a falecer por volta das 23h30. 

A praia de Boa Viagem (RE), onde Bruna sofreu o ataque.Bruna era de São Paulo e tinha apenas 18 anos. Os parentes reclamam das placas que estavam distantes e dos bombeiros que não avisaram sobre os tubarões. O fato é que há muito tempo o Recife registra ataques de tubarões e em muitos casos, ataques fatais.

O surf é um dos maiores prejudicados pelos animais. Apesar de terem um conhecimento melhor do mar, os surfistas são vítimas fáceis, pois na maioria das vezes estão sozinhos e bem distantes da costa. É o caso da Gold Coast, na Austrália, cidade internacionalmente conhecida pelo surf e com inúmeros casos de ataque de tubarões.
Segundo Marcelo Szpilman, diretor executivo na empresa Instituto Ecológico Aqualung, mais de 90% dos ataques de tubarões no mundo todo são por erro de identificação e no caso dos surfistas, o wetsuit ocasiona este problema. Pensando nisso, um grupo de cientistas criaram até mesmo um wetsuit anti tubarão para dar mais segurança aos atletas.

Jonathan Kathrein, apaixonado por surf e ativista dos tubarões. (foto: BBC)O que é preciso fazer para anular os ataques? Prevenção e conscientização da população é a melhor resposta, já que os ataques ocorrem em decorrência da ação do homem diante da natureza. Um caso curioso é o de Jonathan Kathrein, que foi atacado por um grande tubarão-branco em 1998 e desde então tornou-se um ativista em defesa da preservação dos animais, que está em declínio desde 1994Precisamos estar sempre atentos e respeitar os limites impostos pelos bombeiros. 

O Recife tem o maior índice de fatalidade nesta situação (40%) e somente com a consciência do banhista e do surfista isto irá diminuir. 
Respeite os limites e a natureza, a segurança tem que estar sempre em primeiro lugar. por Luiz Bellini

Nenhum comentário: