quarta-feira, 31 de julho de 2013

Jacareacanga: População reivindica respeito e energia de qualidade da Celpa



A luta do povo de Jacareacanga por uma energia de qualidade vem se arrastando desde 2009, quando a população realizou pela primeira vez uma manifestação com ocupação pacífica no parque de geração de energia da então rede celpa. Em maio de 2013 a população jacareacanguense mais uma vez foi às ruas em protestos contra o atendimento e contra o deficitário fornecimento de energia elétrica da empresa. 
Em 09 de junho de 2013 a Comissão Permanente de Constituição, Justiça, Cidadania, Serviços Públicos e Redação Final para denunciar a péssima prestação de serviços ofertada pelos funcionários da empresa. A Comissão de Justiça apresentou na sessão o requerimento nº 045/2013 pedindo providências urgentes da diretoria da Celpa em Belém, sobre a falta de respeito e dignidade com que funcionários da Celpa estão tratando a população local. 
Apesar dos apelos populares a prestação de serviço da Celpa em Jacareacanga segundo os usuários, continua capenga.
Neste dia 30 (terça), mais uma vez a população de Jacareacanga manifesta repúdio à Celpa. Desta vez em audiência pública convocada pelo prefeito Raulien Queiroz. O evento aconteceu no auditório da escola Municipal Carmem Valente da Silva e contou com a presença da promotora de Justiça Maria Raimunda da Silva Tavares, representantes da Celpa, representantes de entidades e a população em geral.
Ao declarar aberta a Audiência o prefeito Raulien Queiroz agradeceu aos presentes por ter atendido ao chamamento e disse que estava ali na qualidade de usuário da Celpa. “Neste debate vamos expor os nossos anseios e pedir aos representantes da Celpa soluções quanto à precariedade nos serviços ofertados pela empresa aqui em Jacareacanga”, disse.
As justificativas apresentadas pelos representantes da Celpa, quanto ao último racionamento ocorrido na cidade, não convenceram aos presentes. Segundo o chefe de manutenção de máquinas da empresa José Idonaldo Leite, a causa do racionamento foi a dificuldade em ajustar as máquinas. “Estamos com dificuldade em encontrar peças de reposição para manutenção das máquinas. Mas iremos intensificar a manutenção preventiva para que possamos evitar problemas mecânicos”, disse. “A usina de Jacareacanga tem capacidade de produzir 1600 kw. A demanda de consumo das unidades consumidoras locais é de 1000 kw. Temos então 600 kw de reserva”, contabiliza José Idonaldo.
Os pronunciamentos feitos por populares no decorrer da audiência pública contradizem a oferta de energia elétrica da Celpa em Jacareacanga. A insatisfação com a qualidade da energia foi em eco em todo o decorrer da reunião. A falta de comunicação do escritório local com os consumidores quando há racionamento de energia, tem levado muitos usuários a ter prejuízos com equipamentos eletro eletrônicos. De acordo com informações do secretário municipal de saúde Elinton Vasconcelos, o aparelho de ultrassonografia já passou 3 vezes por manutenção este ano. “O técnico da Sansung disse que é a oscilação de energia que está causando problema no aparelho. Em breve estaremos inaugurando um novo centro cirúrgico todo equipado. Temos aparelho que custa 50 mil reais e me preocupa conectá-los na rede de energia fornecida pela Celpa”, disse. 
A promotora de Justiça Maria Raimunda, lembrou que muitas audiências no Fórum local foram interrompidas por interrupção de energia elétrica. “Existem outros setores de serviços públicos que também passam por este mesmo problema, por exemplo, o Hospital Municipal”, disse a representante do Ministério Público, acrescentando que o melhor caminho para buscar soluções é o diálogo.
Para o prefeito Raulien Queiroz a Celpa não está tendo respeito com o povo de Jacareacanga. Segundo o gestor, foi enviado documento à empresa para que fosse enviado um representante com poder de decisão. “Desculpem-me, mas é pouca a competência dos senhores para resolver a nossa situação”, disse o prefeito ao se dirigir aos representantes da Celpa. “Vamos construir um documento onde apresentaremos propostas e que possamos reivindicar nossos direitos judicialmente. A energia fornecida pela Celpa é de péssima qualidade”, disse o prefeito acrescentando que a ampliação de rede foi prevista para 400 postes e não foi feita nem a metade. “Gostaríamos de sermos tratados com respeito”, finalizou. 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (16) o último Censo Demográfico de 2010. Os dados do Censo 2010 mostram que o serviço de energia elétrico foi o que apresentou a maior cobertura, atingindo 97,8% dos domicílios brasileiros. Nas áreas urbanas este percentual chega a 99,1% e na área rural atinge 89,7%.
Segundo o Censo 2010, em 2010 havia 1,3% de domicílios sem energia elétrica, com maior incidência nas áreas rurais do País (7,4%). A situação extrema era a da região Norte, onde 24,1% dos domicílios rurais não possuíam energia elétrica, seguida das áreas rurais do Nordeste (7,4%) e do Centro-Oeste (6,8%). 
Com exceção das áreas rurais da região Norte, onde apenas 61,5% dos domicílios tinham energia elétrica fornecida por companhias de distribuição. As outras regiões apresentaram uma cobertura acima de 90%, variando de 90,5% no Centro-Oeste rural a 99,5% nas áreas urbanas da região Sul. Foto e Texto Nonato Silva
Missão da Celpa
Distribuir energia com qualidade, responsabilidade social e ambiental para assegurar o desenvolvimento do Pará.
http://www.celpa.com.br/sobre-a-celpa/

Nenhum comentário: