terça-feira, 10 de julho de 2012

Receita libera consulta ao maior lote de restituição da história do IR; site fica instável

IMPOSTO DE RENDA 2012
A Receita Federal liberou nesta terça-feira (10) a consulta ao maior lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física da história, no total de R$ 2,6 bilhões, para 2,46 milhões de contribuintes. Porém, quem tentou acessar o site da Receitaenfrentou problemas de instabilidade pela manhã, com a página chegando a ficar fora do ar. 
Alguns contribuintes que procuraram ter acesso aos dados na internet receberam a seguinte informação: Erro na Habilitação do Usuário. Aplicação Temporariamente Indisponível. A Receita investiga as causas do problema.
No início da tarde, a Receita informou que as consultas ao segundo lote de restituições do IR 2012 estão “praticamente normalizadas”. O acesso continua lento, com alguma instabilidade, mas é possível fazer a consulta. Para a Receita, qualquer tipo de problema é residual e ocorre devido ao grande número de acessos.
Dinheiro será depositado no dia 16
Além das restituições referentes ao 2º lote do exercício de 2012, foram liberadas hoje para consulta restituições de declarações referentes aos anos de 2011, 2010, 2009 e 2008.
O dinheiro será depositado no banco no dia 16 de julho. O calendário de pagamento dos lotes regulares de restituições começou no dia 15 de junho e vai até 17 de dezembro.
A consulta pode ser feita na internet ou por meio do Receitafone, no telefone 146. 
Caso o valor não seja creditado no dia 16, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil para requerer a restituição ou ligar para a central de atendimento do banco – 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) – a fim de agendar o crédito nominal em conta-corrente ou poupança em qualquer banco.
Os contribuintes com direito à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) podem receber o aviso da liberação do dinheiro por mensagem de texto enviada para o telefone celular, previamente cadastrado.
De acordo com a Receita, a mensagem será remetida sempre que a restituição for disponibilizada para resgate. O contribuinte poderá cancelar ou alterar o número do celular para o recebimento da mensagem SMS. Para fazer o cadastro, o contribuinte deverá acessar o site da Receita.
(Com informações da Agência Brasil)Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário: