sexta-feira, 22 de junho de 2012

Desafiando Gigantes

ENQUADRADO E LAUREADO
Tiago Nogueira Tertulino
Santarém – o Instituto Esperança de Ensino Superior / IESPES deve formar a segunda turma de Farmacêutico de sua historia em na pérola do Tapajós, no decorrer do próximo mês de agosto. O IESPES  notabiliza-se por formar valores em suas diversas especificidades colocando facilmente no mercado de trabalho, muito por sua qualidade de ensino.
Nesta data (21) concludentes do Curso de Farmácia (Bioquímica) alguns desses novos valores que breve estarão já aptos a se enveredarem no mercado de trabalho da região ou buscando pós graduação   em um vértice de quase cinquenta especializações que o bacharelado de farmácia oferece.
Entre esses novos bacharéis que serão outorgados no mês de agosto, com orgulho destaco meu sobrinho Tiago Nogueira Tertulino, filho de minha irmã Ione de Alencar Nogueira e meu querido amigo, cunhado  por consideração, e renomado blogueiro Walter Azevedo Tertulino, que em uma equipe composta ainda pelas acadêmicas Maria Audilene Sampaio e Rosilane da Silva Barros submeteu-se  a avaliação da banca  examinadora composta por notáveis nomes de conhecimento e saber profundo de Farmacia.
O Trabalho Acadêmico Orientado apresentado ao Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES, através de sua banca examinadora serve  como requisito para obtenção do Grau em Farmácia; consta como orientador do trabalho supramencionado  o  Profº. Cassiano Junior Saatkamp,.pessoa essa também de imenso saber farmacêutico.  
Tiago destaca em seu trabalho em forma de gratidão  textualmente o seguinte: “Consagro este trabalho aos meus familiares especialmente aos meus pais, Walter Azevedo Tertulino e Ione Nogueira Tertulino, pelo apoio, compreensão demonstrado durante o transcorrer do curso e por confiarem na minha capacidade. Aos docentes, que colaboraram para o desenvolvimento desse trabalho e para meu crescimento pessoal. As minhas sublimes companheiras Maria Aldilene Arruda Sampaio e Rosilânia da Silva Barros, que revelaram-se dispostas ao meu lado no desenvolvimento deste trabalho”.
O trabalho apresentado e que recebeu aprovação unânime da Banca versou sobre
ATENÇÃO FARMACÊUTICA DOMICILIAR: -  acompanhamento da hipertensão arterial em pacientes atendidos no centro de saúde de um bairro periférico,  que discorreu sobre o aspecto neste mundo moderno e considerando como  nova realidade, as doenças crônicas  dentre elas destacando-se a hipertensão arterial sistêmica (HAS), conhecida popularmente como pressão alta, que vem tornando-se responsável por um elevado número de óbitos no mundo.
O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quanto vital;
O Farmacêutico representa um órgão de ligação entre a Medicina e a Humanidade sofredora;
É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças;
É quem atende as requisições a qualquer hora do dia ou da noite;
O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.
Um serve a pátria; o outro serve a humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça;
O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo; porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate e é então que o Farmacêutico os vê;
O orgulho humano pode enganar todas as criaturas; não engana ao Farmacêutico;
O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório ao aviar uma receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.
Monteiro Lobato
FF -  Parabéns Tiago, Maria e Rosilânia! Deus seja louvado pelas vidas de  vocês.

Um comentário:

Marcelly disse...

Conheço esse garoto, tímido, envergonhado, calmo mas o bom de tudo competente, eu sabia que ele chegaria lá, e sei que ele irá mais longe. Parabens meu amor, voce me abandonou por um microcospio