quarta-feira, 2 de maio de 2012

QUERO SER ÍNDIO!

SE DECLARAR ÍNDIO, VIROU MODA NO ESTADO DO AMAZONAS

CRESCE O NÚMERO DE ÍNDIOS AUTODECLARADOS NO ESTADO
Por William Gaspar
No Amazonas, o número de pessoas que se autodeclaram indígenas aumentou 248,49% nos últimos 20 anos, ou seja, de 67.880, em 1991, para 168.680 em 2010.
O dado integra pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos Censos de 1991, 2000 e 2010. Em Manaus, o aumento foi de 425%, tendo subido de 952 para 4.040, o número de pessoas que se declaram indígenas na capital.
Alguns indígenas associam o aumento a má fé de pessoas que se declaram índios apenas para obter benefícios da raça.
Ainda de acordo com o IBGE, a presença indígena na Amazônia tem aumentado cada vez mais. A taxa de crescimento dessa população é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, de 1,3%. Atualmente, segundo o órgão, os indígenas representam 0,4% da população brasileira.
O tuxaua Mateus Cós, chefe da aldeia Nazaré, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), declarou que apesar do aumento dos que se consideram índios, ainda existe um grande caminho a percorrer.
“Muita gente ainda tem vergonha de dizer o que é. Isso deveria ser orgulho para nós”, afirma o indígena. 
Segundo Cós, hoje em dia muitas pessoas decidem se declarar índios para terem acesso ao Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), que dá direito, ao portador, de participar de cotas em concursos, ter aposentadoria especial, entre outros benefícios.
“Alguns se dizem como nós apenas para tirar proveito do Rani. O direito é nosso e não é justo que se apropriem dele assim”.(Em Tempo)Fonte.
Blog do Espalha Brasa

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que esse povo vai doninar nosso país? Agora todos querem ser índio para receber os beneficios do governo? CLARA

Anônimo disse...

Eu também quero ser índio.kkkkk