Superávit comercial no Brasil é de US$2,02 bi em março
REUTERSBRASÍLIA, 2 Abr (Reuters) - A balança comercial brasileira fechou o mês de março com saldo positivo de 2,019 bilhões de dólares, informou nesta segunda-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O número é quase 30 por cento maior do que a cifra vista um ano antes, de 1,554 bilhão de dólares, e também superou o resultado de fevereiro passado, com saldo de 1,715 bilhão de dólares.
Economistas consultados pela Reuters previam que o saldo ficaria positivo em 1,50 bilhão de dólares em março. Na última semana de março (entre os dias 26 e 31), informou ainda o Ministério, a balança comercial registrou superávit de 919 milhões de dólares.
As exportações somaram no mês passado 20,911 bilhões de dólares, com as importações chegando a 18,892 bilhões de dólares. No ano, a balança comercial acumula superávit de 2,440 bilhões de dólares, 22,4 por cento a menos do que em igual período de 2011, quando o superávit comercial ficou em 3,145 bilhões de dólares.
Com temor de a crise internacional afetar o fluxo de comércio, o governo fixou uma meta considerada modesta de exportação e prepara medidas para estimular a venda de produtos nacionais no exterior.
Para 2012, o governo estima que as exportações somarão 264 bilhões de dólares, pouco acima do visto em 2011, quando somaram 256,041 bilhões de dólares.
A previsão de agora leva em conta a redução nas vendas externas de minério de ferro e as incertezas relacionadas à Europa, que vive uma crise de dívida.
As ações devem girar em torno de estímulos no segmento de crédito, considerado um ponto fraco do cenário internacional. A expectativa é que o anúncio das medidas para exportação e também para dar fôlego à indústria nacional ocorra nesta terça-feira, quando a presidente Dilma Rousseff anunciará um pacote de estímulo para o setor industrial no país.
(Reportagem de Tiago Pariz)