domingo, 19 de fevereiro de 2012

O Progresso tem 3.595 metros de comprimento

Manaus
Com 3.595 metros de comprimento, a Ponte Rio Negro é considerada a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.
Ao lado do Teatro Amazonas, vem sendo considerado o maior e mais importante monumento arquitetônico do Estado, além de representar um marco na integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM), criada em 2007 com oito municípios amazonenses e cerca de 2 milhões de habitantes.
O empreendimento, que liga Manaus ao município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), representa, entre outras coisas, uma solução logística para o escoamento da produção e o transporte de pessoas. Do total de recursos aplicados, R$ 586 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 513 milhões do Governo do Amazonas. A obra principal foi executada pela construtora Camargo Correa.
Fonte: Blog Amazônia é Isso
********************************


Frio glacial e neve fizeram mais de 500 mortes na Europa
Frio glacial, fortes tempestades de neve e ventos violentos continuam nesta quinta-feira na Europa e podem se agravar ainda mais neste fim de semana, enquanto a onda de frio já matou mais de 500 pessoas em pouco mais de dez dias.
Na Ucrânia, onde as temperaturas podem chegar a -30ºC no final de semana, as autoridades pararam de dar novos registros diários sem explicação. A Ucrânia até terça-feira, quando foi divulgado o último registro oficial, era o país da Europa mais afetado com 135 mortes (112 mortes causadas diretamente pelo frio).
O Estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov, continua completamente congelado. Cerca de 130 barcos estão presos e não podem ser retirados pelo quebra-gelo por causa do mau tempo.
Na Polônia, apesar das temperaturas um pouco mais amenas nos últimos dois dias, foram registrados nesta quinta-feira mais três novas mortes por hipotermia, elevando para 77 o número de mortos deste o início da onda de frio. Acrescentam-se a este registro cinquenta mortes ligadas a aquecedores defeituosos, que provocaram asfixia por monóxido de carbono e incêndios.
Em uma cidade do norte, a polícia repreendeu motociclistas que circulavam em lagos congelados para filmar e colocar na internet.
Na Rússia, o frio matou pelo menos 110 pessoas neste ano, 46 só em fevereiro, segundo o Ministério da Saúde, que não informou se os mortos foram registrados na parte europeia ou asiática, o frio matou igualmente 23 pessoas na Lituânia, 10 na Letônia e uma na Estônia.
Na República Tcheca, um sem-teto morreu de hipotermia na quarta-feira em Kolin (60 km de Praga), elevando o número de mortos para 25. Para este fim de semana são esperadas temperaturas de -40ºC nas montanhas e -25°C em Praga.
Foram contabilizados mais 44 mortos na Romênia, 29 na Bulgária, que enfrenta tempestades de neve violentas às margens do Danúbio, e três na Eslováquia.
Nos Bálcãs, as temperaturas bateram novo recorde esta noite com -28°C em Sokolac, na Bósnia, -26°C em Slavonski Brod, na Croácia, e -25°C em Novi Sad, segunda maior cidade da Sérvia, enquanto os habitantes da capital tremeram com -23°C e os de Belgrado com -22°. Duas pessoas morreram de frio na Sérvia e na Bósnia, aumentando para 27 o número de vítimas nos Bálcãs: 13 na Sérvia, oito na Bósnia, três na Croácia, um em Montenegro, um na Macedônia e um Mais de 70 mil pessoas ainda estão isoladas pela neve em cidades distantes na Sérvia, Croácia, Bósnia, Macedônia e Montenegro, enquanto que na cidade de Mostar, na Bósnia, cerca de 15 mil abrigos estão sem energia elétrica pelo terceiro dia consecutivo.  
Veja Álbum de fotos
********************************



Lição de vida 
Um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo na África, e porque ele estava sempre rodeado pelas crianças da tribo, decidiu fazer algo divertido entre elas; Conseguiu uma boa porção de doces na cidade e colocou todos os doces dentro de um cesto decorado com fita e outros adereços, e depois deixou o cesto debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou a brincadeira, que quando ele dissesse “já”, elas deveriam correr até aquela árvore e o primeiro que agarrasse o cesto, seria o vencedor e teria o direito de comer todos os doces sozinho. As crianças se posicionaram em linha, esperando pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, imediatamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo juntas em direção do cesto.Todas elas chegaram juntas e começaram a dividir os doces, e sentadas no chão, comeram felizes. O antropólogo foi ao encontro delas e indignado perguntou por que elas tinham ido todas juntas, quando só uma poderia ter tido o cesto inteiro. Foi ai que elas responderam: - “UBUNTU!!!” “Como um só de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?“  UBUNTU significa: - “EU SOU, PORQUE NÓS SOMOS!”  Às vezes a gente pensa que vem pra África pra ensinar a eles, quando na verdade a gente tem muito do que aprender com eles. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Que legal, quando vi seu blog no Facebook, eu achei muito lindo a mensagem que li, parabéns Ivânio pelas matérias, todas são boas, e sei que esse blog agora faz parte das minhas leituras diárias. Quando você vai voltar pra rádio? estou com saudades de ouvir sua voz. JANAINA GALVÃO, Santa Luzia - Itacoatiara-Am.

Anônimo disse...

Eu me chamo LEIDE CRISTINA DE ALMEIDA, e essa lição de vida que esse antropólogo teve foi fundamental na vida dele e servirá pra minha também, achamos que só nós é que temos problemas na vida, mas, tem muito mais pessoas com problemas maiores e que nos ensinam com palavras e gestos uma nova forma de vida. Obrigada por essa matéria, eu vi a minha amiga Priscila falar seu blog Ivânio na sala de aula sexta feira e anotei e hoje estou vendo. parabéns é muito rico em informações, é bem melhor que alguns daqui de Itacoatiara. Um abraço a você meu amigo.

Anônimo disse...

Verdade eu concordo com esse antropólogo quando ele diz que aprendemos muito com as crianças, pois elas são sinceras e verdadeiras, que bom se nossos filhos não crescesse e ficasse sempre criança. Sandra Cabral de Lima. Jauary - Itacoatiara