quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Investimentos previstos nos aeroportos Brasileiro

Contrato obriga concessionárias a realizar obras até o fim de 2018.

Aeroportos de SP e Brasília devem receber juntos R$ 16,1 bilhões em obras.


Os consórcios que arremataram os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serão obrigados por contrato a realizar uma série de obras para ampliar a capacidade de atendimento de passageiros e absorver o aumento da demanda por voos no país nos próximos anos. O contrato que será assinado com as empresas que arremataram os aeroportos no leilão de segunda-feira (6) prevê duas fases de investimentos, sendo que a primeira delas deve ser concluída antes da Copa de 2014. A segunda fase de obras, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), terá que ser entregue em um prazo máximo de 24 meses após o fim da primeira fase.
Para o aeroporto de Guarulhos, o mais movimentando do país, estão previstos investimentos da ordem de R$ 1,38 bilhão até a Copa de 2014, ou seja, na primeira fase. Entre as obras exigidas no contrato está a construção do terceiro terminal, com capacidade para processar pelo menos 1.800 passageiros internacionais em horário de pico durante o embarque e 2.200 passageiros internacionais em horário de pico no desembarque. Outra obra obrigatória é a construção de um pátio para atender pelo menos 32 aeronaves, sendo que 20 dessas posições deverão ter ponte de embarque junto ao terminal de passageiros. A concessionária também terá que implantar uma área de segurança com 90 metros de largura por 90 metros de comprimento, no final de uma das cabeceiras de pista. Já a segunda fase de investimento para o aeroporto de Guarulhos inclui o alargamento das pistas de pouso e decolagem, além das pistas de rolamento (que ligam aquelas aos terminais de passageiros e pátios). Essa obra deve ser concluída até 31 de dezembro de 2016. A concessionária deverá implantar ainda, até o final de 2018, área de segurança com 240 metros de comprimento por 150 metros de largura, em cada uma das quatro cabeceiras de pista do aeroporto. Segundo a Anac, o investimento total previsto no aeroporto de Guarulhos durante os 20 anos de concessão é de R$ 4,6 bilhões.
Após os investimentos, aeroporto de Guarulhos deve ter terceiro terminal de passageiros, pistas ampliadas, maior estacionamento, maior pátio 
Brasília
No aeroporto de Brasília serão investidos cerca de R$ 626,53 milhões até a Copa de 2014. Entre as obras obrigatórias para esse período está a construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para processar pelo menos mil passageiros domésticos em hora pico durante o embarque e 1.200 passageiros durante o desembarque. A concessionária também deverá construir um pátio com capacidade para 24 aeronaves, sendo pelo menos 15 dessas posições com ponte de embarque. O aeroporto terá ainda que contar, dentro desse prazo, com área de segurança de 90 metros de comprimento por 90 metros de largura nas quatro cabeceiras de pistas. E com alargamento das pistas de rolamento. A segunda fase de investimentos prevê para o aeroporto de Brasília apenas uma obra: ampliação da área de segurança nas cabeceiras de pistas, que deverá ter 240 metros de comprimento por 150 metros de largura até 31 de dezembro de 2018. O investimento total no aeroporto é estimado em R$ 2,8 bilhões.
Investimentos no aeroporto de Brasília deverão ampliar terminal de passageiros, pátio de aeronaves  e estacionamento (Foto: Reprodução/Secretaria  de Aviação Civil).
O aeroporto do interior paulista deve receber investimentos da ordem de R$ 873,05 milhões até a Copa de 2014. Entre eles está a construção de um novo terminal com capacidade para processar pelo menos 1.550 passageiros domésticos em horário de pico durante o embarque e o desembarque. A concessionária deverá ainda concluir um pátio para 35 aeronaves, sendo pelo menos 28 posições com ponte de embarque. Outras medidas são a construção de área de segurança de 90 metros de largura por 90 metros de comprimento em duas cabeceiras de pista e o alargamento de pista de rolamento. Para a segunda fase de investimentos em Campinas está prevista a construção da segunda e terceira pistas de pouso e decolagem. A primeira deverá ter pelo menos 3.600 metros de comprimento. A segunda, 2.600 metros de comprimento. O documento prevê ainda a obrigatoriedade de a concessionária construir uma quarta pista de pouso e decolagem quando o sistema de pistas do aeroporto atingir 456 mil movimentos anuais (pousos e decolagens). Essa pista deverá ter pelo menos 2.200 metros de comprimento. Além disso, durante a segunda fase está prevista a ampliação da área de segurança nas cabeceiras de pista, para 240 metros de comprimento por 150 metros de largura. O investimento total para Campinas é estimado em R$ 8,7 bilhões.
Ao final dos investimentos, aeroporto em Campinas terá quatro pistas, novo terminal de passageiros e estacionamento maior (Foto: Reprodução/Secretaria de Aviação Civil).
Fonte de informação:http://g1.globo.com

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