Aeroportos de SP e Brasília devem receber juntos R$ 16,1 bilhões em obras.
Os consórcios que arremataram os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serão obrigados por contrato
a realizar uma série de obras para ampliar a capacidade de atendimento de
passageiros e absorver o aumento da demanda por voos no país nos próximos anos.
O contrato que será assinado com as empresas que arremataram os aeroportos no
leilão de segunda-feira (6) prevê duas fases de investimentos, sendo que a
primeira delas deve ser concluída antes da Copa de 2014. A segunda fase de
obras, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), terá que ser
entregue em um prazo máximo de 24 meses após o fim da primeira fase.
Para o aeroporto de Guarulhos, o mais movimentando do país, estão
previstos investimentos da ordem de R$ 1,38 bilhão até a Copa de 2014, ou seja,
na primeira fase. Entre as obras exigidas no contrato está a construção do
terceiro terminal, com capacidade para processar pelo menos 1.800 passageiros
internacionais em horário de pico durante o embarque e 2.200 passageiros
internacionais em horário de pico no desembarque. Outra obra obrigatória é a
construção de um pátio para atender pelo menos 32 aeronaves, sendo que 20
dessas posições deverão ter ponte de embarque junto ao terminal de passageiros.
A concessionária também terá que implantar uma área de segurança com 90 metros
de largura por 90 metros de comprimento, no final de uma das cabeceiras de
pista. Já a segunda fase de investimento para o aeroporto de Guarulhos inclui o
alargamento das pistas de pouso e decolagem, além das pistas de rolamento (que
ligam aquelas aos terminais de passageiros e pátios). Essa obra deve ser
concluída até 31 de dezembro de 2016. A concessionária deverá implantar ainda,
até o final de 2018, área de segurança com 240 metros de comprimento por 150
metros de largura, em cada uma das quatro cabeceiras de pista do aeroporto. Segundo
a Anac, o investimento total previsto no aeroporto de Guarulhos durante os 20
anos de concessão é de R$ 4,6 bilhões.
Após os investimentos, aeroporto
de Guarulhos deve ter terceiro terminal de passageiros, pistas ampliadas, maior
estacionamento, maior pátio
Brasília
No aeroporto de Brasília serão investidos cerca de R$ 626,53 milhões até
a Copa de 2014. Entre as obras obrigatórias para esse período está a construção
de um novo terminal de passageiros com capacidade para processar pelo menos mil
passageiros domésticos em hora pico durante o embarque e 1.200 passageiros
durante o desembarque. A concessionária também deverá construir um pátio com
capacidade para 24 aeronaves, sendo pelo menos 15 dessas posições com ponte de
embarque. O aeroporto terá ainda que contar, dentro desse prazo, com área de
segurança de 90 metros de comprimento por 90 metros de largura nas quatro
cabeceiras de pistas. E com alargamento das pistas de rolamento. A segunda fase
de investimentos prevê para o aeroporto de Brasília apenas uma obra: ampliação
da área de segurança nas cabeceiras de pistas, que deverá ter 240 metros de
comprimento por 150 metros de largura até 31 de dezembro de 2018. O
investimento total no aeroporto é estimado em R$ 2,8 bilhões.
Investimentos no aeroporto de Brasília deverão ampliar
terminal de passageiros, pátio de aeronaves e estacionamento (Foto:
Reprodução/Secretaria de Aviação Civil).
O aeroporto do interior paulista deve receber investimentos da ordem de
R$ 873,05 milhões até a Copa de 2014. Entre eles está a construção de um novo
terminal com capacidade para processar pelo menos 1.550 passageiros domésticos
em horário de pico durante o embarque e o desembarque. A concessionária deverá
ainda concluir um pátio para 35 aeronaves, sendo pelo menos 28 posições com
ponte de embarque. Outras medidas são a construção de área de segurança de 90
metros de largura por 90 metros de comprimento em duas cabeceiras de pista e o
alargamento de pista de rolamento. Para a segunda fase de investimentos em Campinas está prevista a construção da
segunda e terceira pistas de pouso e decolagem. A primeira deverá ter pelo
menos 3.600 metros de comprimento. A segunda, 2.600 metros de comprimento. O
documento prevê ainda a obrigatoriedade de a concessionária construir uma
quarta pista de pouso e decolagem quando o sistema de pistas do aeroporto
atingir 456 mil movimentos anuais (pousos e decolagens). Essa pista deverá ter
pelo menos 2.200 metros de comprimento. Além disso, durante a segunda fase está
prevista a ampliação da área de segurança nas cabeceiras de pista, para 240
metros de comprimento por 150 metros de largura. O investimento total para
Campinas é estimado em R$ 8,7 bilhões.
Ao final dos investimentos,
aeroporto em Campinas terá quatro pistas, novo terminal de passageiros e
estacionamento maior (Foto: Reprodução/Secretaria de Aviação Civil).
Fonte de informação:http://g1.globo.com
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