quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Asteroide poderá atingir a Terra em 2040

Planeta TERRA sob ameaça! 

Numa recente reunião das Nações Unidas sobre NEOs (sigla para Near-Earth Object, ou Objetos Próximos da Terra), o asteroide Apophis foi o assunto de longe mais comentado. Com o tamanho de mais ou menos dois campos de futebol, esta pedrinha espacial tem,segundo os pesquisadores, boas chances de “aterrissar” no nosso humilde planeta por volta de 2040.
Descoberto no ano passado,o asteroide ainda é envolto em mistério. Suas dimensões ainda não puderam ser avaliadas com precisão, e mesmo traçar uma rota para ele – no mementoainda tão distante da Terra – não pode ser feito com 100% de certeza. Mas só de termos a possibilidade já nos faz ficar, no mínimo, um tanto quanto apreensivos.

De maneira mais específica, estas chances são de uma em 625. A data para este doce encontro com a humanidade seria 5 de fevereiro de 2040. A partir de 2013 até 2016, o asteroide poderá ser observado aqui mesmo da Terra, o que poderá fornecer aos pesquisadores informações mais concretas sobre sua possível trajetória. Se nem mesmo assim o assunto ficar esclarecido, ainda assim teremos mais algum tempo até 2023 – data considerada a final para que possamos tomar alguma atitude sobre o pedregulho intergalático.

Portanto, entusiastas do fim do mundo, não se preocupem. Se em 2012 não virarmos história ,basta rabiscar sua plaquinha e escrever "2040 está próximo.
**********************************************************

Como proteger a Terra contra asteroides


Já vimos alguns filmes apocalípticos onde a Terra é alvo de meteoros que fazem um senhor estrago. É bem legal no cinema mas pode não ser tanto na vida real. O problema é que a probabilidade de algo assim acontecer não é tão baixa.


Alan Harris, pesquisador alemão, está genuinamente preocupado com isso. Tanto que contratou 13 equipes para pesquisar o comportamento de asteróides que podem vir a se colidir contra a Terra.

Afinal, asteróides se movem de 5 a 30km/seg então uma pequena pedra (por exemplo de 50 metros de raio) pode gerar um senhor estrago (uma cratera de 1.200 metros). Milhares de pedras menores caem na Terra sempre, mas as maiores merecem atenção.
Uma das formas de desviar asteróides é saber o momento certo para acertá-lo com um foguete na força certa e conseguir desviar sua rota. “Nunca tentamos isso mas deve funcionar”, disse Harris. No fundo, é tudo matemática. Os cálculos devem mostrar como se livrar de uma catástrofe.
Outra forma de resolver o problema é explodindo o corpo celeste que nos ataca. Isso tem um efeito colateral: os pedacinhos da sobra podem cair sobre a atmosfera e fazer estragos aqui e ali, mas nada tão grave quanto um meteoro inteiro.
Parece que Hollywood não estava assim tão errada sobre como acabar com meteoros...
Em 20 de fevereiro de 1962 começamos nossa audaciosa jornada para onde nenhum Homem jamais esteve: o espaço. A bordo da nave Friendship 7, John Herschel Glenn Junior fez o primeiro voo a bordo de um foguete na órbita da Terra.

A missão era simples: levar um Homem para a órbita da Terra e retorná-lo vivo e seguro. O prazo, apertado: no meio da Guerra Fria, quem primeiro mostrasse sua superioridade na corrida espacial estava na frente.
Os Estados Unidos já estavam atrasados, já que o primeiro satélite artificial, o Sputnik, foi lançado em 1957 pela União Soviética.
A pequena Friendship 7 foi lançada com o foguete Atlas e John vestia uma roupa espacial para evitar qualquer problema. E o objetivo foi cumprido: levar o Homem ao Espaço, retornar em segurança, observar a Terra e ver como o Homem se comportaria nessa situação.
 Fonte da pesquisa:http://blogs.pop.com.br
***************************************************************

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ 

Apresenta relação de nomes de políticos que estão enquadrados na lei da ficha Limpa.

E por pratica ilegal estão inelegíveis e passaram a ser  para a justiça no cumprimento da Lei, políticos Ficha Suja


Fonte de informações: blog do beto paranatinga

Nenhum comentário: