sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ovo não é vilão da dieta


NUTRIÇÃO  Comparado a outros alimentos, seu teor de colesterol não é tão alto assim.

Vira e mexe, o ovo vai parar no banco dos réus. A acusação? De que ele seja o maior vilão quando o assunto é aumento do colesterol. Ora, não é bem assim. Um ovo de galinha tem 120 mg a 200 mg de colesterol, de acordo com seu peso. Comparando com outros alimentos, esse valor não é tão alto:  100 g de contrafilé grelhado contem 120 mg e 100 g de queijo branco, 62 mg.

Não há, portanto, por que condená-lo e bani-lo da alimentação. Se você mantiver bons hábitos alimentares, praticar atividades físicas e apresentar um peso saudável, o colesterol presente no ovo não será um bandido em sua vida. Esse aporte não vai refletir necessariamente, em aumento das taxas de LDL ( o mau colesterol ) no sangue.
Vale lembrar, ainda, que o ovo é um alimento essencial ao organismo. É ótima fonte de proteínas, auxilia na recuperação de tecidos, no aumento e na manutenção de força muscular, na recuperação dos neurônios e na formação do feto. Por isso, se você levar uma vida saudável, inclua-o em sua rotina alimentar. Dá para consumir até um ovo por dia sem riscos. Mas atenção ao que também irá comer nas outras refeições: segundo a American Heart Association, a ingestão diária de colesterol não deve ultrapassar 200 mg. Outro detalhe: não faça do ovo sua única fonte de proteína. Varie a alimentação ingerindo carnes, sobretudo as brancas.

Fonte de informação: Revista Proteste.
- Mais informações sobre o consumo de ovos em
www.proteste.org.br/nutriçãoesaude/ovos

Ilustração: Faro Fino.

Nenhum comentário: