domingo, 6 de abril de 2014

SEMAI e EMATER-PA, NO CAMINHO CERTO

Três aldeias, Missão Cururu, Posto Munduruku e Aldeia Santo Antônio do povo Munduruku, ganharam uma nova prensa para facilitar os trabalhos de produção de farinha de mandioca, as aldeias garantiram com esse equipamento a diminuição do tempo que antes chegavam a cerca de 24 horas para prensar 10 latas de massa e não tinham uma produção eficiente devido a prensa que eles faziam não ser adequada para o trabalho. 
Com a nova prensa, a secretaria indígena garante as comunidades uma melhor produção e a diminuição do tempo gasto pelos índios, certamente irá melhorar e facilitar para as famílias produtoras de farinha. Pois o tempo para prensar 15 latas de mandioca, será de aproximadamente 0,45 minutos, e isso deixará totalmente seca a massa para torrarem e fazerem a farinha com mais rapidez e qualidade.
As equipe da SEMAI e EMATER-Pa estiveram juntas nessa ação e garantiu para as comunidades rapidez e qualidade na produção, já a aldeia Santa Maria, não foi feita a prensa devido a não retirada da madeira para confeccionar  a mesma, os comunitários em posse do projeto da prensa, resolveram fazer eles mesmos uma igual o que para a SEMAI será o inicio de uma iniciativa de melhorar cada prensa das casas de farinha de cada aldeia, cabe agora as comunidades aderirem essa ideia.
O importante de tudo isso é que o projeto da farinha está ganhando força e muitas outras aldeias reivindicam com documentos junto a SEMAI essa capacitação, eles acreditam que ao melhorarem sua farinha, terão mais facilidades para venderem e receber um preço bem melhor do que antes era praticado nos comércios de Jacareacanga.
Pois isso só está sendo possível devida  a força de vontade da SEMAI, EMATER-PA e PREFEITURA que tem sido uma grande aliada nas ações, pois esse é um compromisso do governo Raulien Queiroz. fotos Arquivo da SEMAI - Matéria reproduzida do Blog da SEMA
Esse é o projeto de prensa que vem dando certo nas aldeias Munduruku
Antes do incentivo da SEMAI era assim  a forma de prensa nas aldeias
 
 
Hoje, esse é resultado final
Governo Raulien Queiroz NO CAMINHO CERTO 

Nenhum comentário: