sexta-feira, 12 de abril de 2013

Munduruku recebe curso de capacitação de Farinha

A comunidade Indígena Munduruku, tem recebido com bons olhos o projeto denominado FARINHA MUNDURUKU implantado pela secretaria indígena nas aldeias que produzem farinha. A técnica é muito simples, com a parceria da Emater-Pa, e em atenção especial do coordenador local de Jacareacanga, estamos realizando nas aldeias a capacitação e o melhoramento do produto em busca da qualidade e do valor que agrega ao produto.

Para nossa grande surpresa ao visitar a aldeia do Katõ hoje, o secretário Ivânio ficou surpreso pela quantidade de participantes do curso de qualificação e capacitação dos indígenas no projeto da farinha, foi estimado no inicio 60 participantes, só que a realidade é bem mais que isso, são 119 participantes da capacitação e isso só tem a crescer e melhorar ainda mais a produção, pois toda farinha produzida nessa farinhada, já está vendida e uma parte da mesma foi transformada em equipamentos de uso diário da casa de farinha para facilitar a produção, caixas d'água, Caititu, Peneiras, Sacas de Fibra, e outros acessórios. 
Para o indígena Faustino Kabá, essa ação que a comunidade está desenvolvendo, é por acreditar que o projeto é bom e sustentável, pois hoje disse ele, há muito tempo não via a comunidade participar de uma ação comunitária em prol de um projeto, a atuação da SEMAI nesse processo de capacitação traz para meu povo a oportunidade resgate de nossa cultura e principalmente os trabalhos coletivos na melhoria de nossa comunidade.
Para Aldilo Kabá presidente da Associação Wyxaximã, diz que esse projeto garante a união de seu povo e traz para nossa gente uma forma de conseguir uma renda para facilitar a vida das famílias que produzem a farinha, o mesmo agradeceu ao secretário Ivânio pela iniciativa e parabenizou todos que fazem parte da equipe de apoio do curso de capacitação, além de servir de interprete quando o secretária falava para seu povo ele traduzia na língua munduruku as palavras que foram ouvidas com atenção por cada participante do curso de capacitação. 
Raimundo Delival, reafirmou as palavras do secretário e pediu  da comunidade que após o termino do treinamento, que eles possam dá continuidade na produção para fazer valer cada momento que eles passaram juntos aprendendo as técnicas de confeccionar uma boa farinha e principalmente com qualidade.
Os pedidos começam a chegar, a secretaria indígena tem recebido várias ligações de comerciantes interessados na produção, empresários de Itaituba, Apuí-Am e de Jacareacanga estão firmando apoio e se prontificando em comprar toda produção de farinha dos indígenas.
A capacitação dos indígenas está prevista para o encerramento dia 18 pela manhã de quarta feira com entrega de certificado dos participantes com a presença de autoridades do município e convidados.
Aldeia Indígena Katõ
Parabéns Povo Munduruku, esse é o caminho para sua gente ter uma vida melhor. Que fique bem claro que tudo isso só está sendo possível, devido o apoio recebido do Prefeito Raulien Queiróz, que sempre demonstrou apoio as ações da SEMAI para com a comunidade indígena, contamos com a participação de um técnico da secretaria de agricultura de Jacareacanga o senhor Aminadabe que tem sido uma peça fundamental nesse processo de capacitação do povo Munduruku. Não podemos deixar de mencionar o apoio recebido do secretário de Obras Reinaldo Queiroz, que também tem sido um parceiro nessa jornada, e do diretor de assuntos indígena Augusto martins. Fotos Raimundo Delival.

Nenhum comentário: