quarta-feira, 9 de abril de 2014

CUIDADO! Fraude contra aposentados do INSS

O INSS alerta a população sobre um golpe novo na praça. O fato aconteceu em São Paulo, mas os estelionatários podem estar agindo em outras regiões. Segundo informações, um pensionista de Santo André (SP) recebeu em sua residência o boleto de uma suposta taxa administrativa do INSS que, se não fosse paga, implicaria a suspensão do benefício. A ação já está sendo analisada pela Assessoria de Pesquisas Estratégicas do INSS, que investiga casos desse tipo.

A carta enviada pensionista tinha como remetente a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) e informava sobre um “recadastramento nacional das informações previdenciárias”. O falso documento tinha informações do extrato do beneficiário, que podem ser acessadas pelo site da Previdência com a inserção de dados pessoais como número do benefício, data de nascimento, nome e CPF. Isso significa que os golpistas tiveram acesso às informações do segurado.

Para evitar esses golpes, a Previdência Social sempre alerta a população para se precaver de estelionatários que tentam enganar os aposentados e pensionistas do INSS, seja por meio de telefone, pessoalmente ou por carta, como foi o caso. A Previdência informa que é importante que os beneficiários do INSS fiquem atentos e não confiem em pessoas que prometem fazer recadastramento, apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, entre outros.

Os estelionatários sempre se utilizam desse tipo de argumento para enganar as pessoas. Numa situação como essa, o aposentado não deve fornecer seus dados nem documentos e informar o fato ao INSS pelo telefone 135 (ligação gratuita de fixo ou público, ou ao custo de uma ligação local, se feita de celular) ou pelo e-mail ouvidoria@previdencia.gov.br. Além disso, o beneficiário deve sempre registrar a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
(Fonte: Blog do Servidor) Reproduzido do Blog O Mocorongo - do Ercio Bemerguy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja prudente em seus comentários, agradeço sua visita.

Pela FÉ

Pela FÉ

De ponta a ponta ligado com o Mundo!

De ponta a ponta ligado com o Mundo!
FORUM PERMANENTE DE DEBATES Eis minha intenção em criar este espaço; as matérias que forem publicadas no FARO FINO, se produzirem comentários serão respondidas respeitando a opinião dos leitores. Todos os comentários devidamente assinados serão considerados e publicados, desde que não exponha a moralidade de pessoas. Evidentemente que comentários imorais ou que visem ridicularizar, humilhar pessoas também serão descartados.

Muitas vezes por sermos homens de projeção publica, posamos de vidraças, e as pedras dos insensatos, de longe são atiradas, mesmo não querendo o FARO FINO para essa finalidade, também posso ser pedra de estilingue, ou até a funda que Davi usou para tirar de orbita o gigante Golias.