sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ministério Público abre inquérito civil sobre o trânsito em Itacoatiara


O Ministério Público representado pelos promotores Itálo Klinger Nascimento (1ª Promotoria), Valber Diniz (2ª  Promotoria) Leonardo Abinader Nobre (3ª Promotoria) instaurou  Inquérito Civil para averiguar a real situação do trânsito em  Itacoatiara.  Depois de fazer levantamento sobre a organização e  operacionalização do trânsito, uma comissão promovida pela promotoria  com apoio da 1ª Vara Civil da Comarca de Itacoatiara que tem como  titular a Juíza Ana Lorena Teixeira, realizou uma audiência pública  presidida pelo Promotor Dr. Ítalo Nascimento que solicitou a presença de órgãos, instituições, representantes do Poder Executivo, Legislativo,  Polícia Civil, Polícia Militar e população para discutir soluções  emergenciais para que o Código de Transito possa ser cumprido nas vias  públicas da zona urbana do município.

As irregularidades no trânsito são vistas todos os dias e a falta de fiscalização é um incentivo
Dentro do que foi constatado é notório ver motociclistas dirigirem  sem capacete, sem carteira de habilitação, de menores dirigindo carros e motos, três ou mais pessoas em uma mesma motocicleta, estacionar em  locais proibidos, andarem em cima de calçadas e outras infrações que  acontecem cotidianamente. Dentro desta realidade em 2013, de janeiro a  outubro foram registrados 2.386 acidentes, sendo 2.010 somente aqueles  envolvendo motos, 1.647 pessoas lesionadas, 16 mortes e em uma faixa  etária entre zero a 18 anos foram 644 pessoas acidentadas. Itacoatiara  tem aproximadamente 20.000 veículos, destes 6.000 circulam devidamente  licenciados e 14.000 são irregulares pelas ruas da Velha Serpa.

Para o Ministério Público é dados alarmantes pela população que tem  Itacoatiara, o que transparece falta de fiscalização total. Diante dos  fatos a Promotoria do Ministério Público decidiu nesta quarta-feira (05) no auditório do Fórum de Justiça Desembargador José Rebelo de Mendonça  reunir com representantes do Instituto Municipal de Trânsito e  Transportes (IMTT), Departamento de Trânsito do Amazonas (DETRAN),  Prefeitura, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, Policia Militar e  Civil para em conjunto realizar uma força tarefa para fazer valer a lei  do trânsito em Itacoatiara.

Condutores de motos são os principais infratores do Código de trânsito e os maiores causadores de acidentes na cidadePara a Juíza da 1ª Vara Civil, Dra. Ana Lorena Teixeira “a gente  espera que haja união do judiciário, do ministério público e de todos os órgãos competentes para que a gente possa dar uma melhoria de vida pra  população de Itacoatiara e resolver o problema da segurança no trânsito  que tem matado crianças, jovens, tudo que a gente não quer. Então a  gente espera que a população entenda as medidas que vão ser tomadas  daqui por diante, lembrando que isto a gente estar fazendo pra dar  segurança à população”.

Dr. Ítalo Nascimento, Promotor do Ministério Público, comentou o  seguinte: “Nós conclamamos a população a já se direcionar neste sentido, sobretudo os condutores de veículos já comecem a adquirir os capacetes  por que nós teremos ai um prazo pequeno pra cobrança dessa regra de  transito, mais tudo isso será divulgado numa campanha e em audiências  publicas em que a população terá oportunidade de participar também, mais o fato é que existe uma legislação e que ela deve ser cumprida”.

Agora atitudes por parte do poder público (executivo, legislativo e  judiciário) terá ações para coibir a prática cultural de irregularidades no trânsito na terra da Pedra Pintada, utilizando-se principalmente de  punições cabíveis na lei. Nos dois meses próximos será realizada mais  uma campanha de conscientização de segurança no trânsito com a  participação de todos os órgãos e instituições envolvidas.  Prioritariamente, a cobrança do uso do capacete, a coibição de menores  dirigindo veículos e a regularização de associações de motos-taxistas,  como também o profissional qualificado para o serviço de transportar  pessoas também será uma situação a ser solucionada, pois segundo  informações, já há uma lei que regulamenta o serviço na cidade. Texto e Fotos: Sérgio Azevedo - Reproduzido do Amazon Fest.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja prudente em seus comentários, agradeço sua visita.

Pela FÉ

Pela FÉ

De ponta a ponta ligado com o Mundo!

De ponta a ponta ligado com o Mundo!
FORUM PERMANENTE DE DEBATES Eis minha intenção em criar este espaço; as matérias que forem publicadas no FARO FINO, se produzirem comentários serão respondidas respeitando a opinião dos leitores. Todos os comentários devidamente assinados serão considerados e publicados, desde que não exponha a moralidade de pessoas. Evidentemente que comentários imorais ou que visem ridicularizar, humilhar pessoas também serão descartados.

Muitas vezes por sermos homens de projeção publica, posamos de vidraças, e as pedras dos insensatos, de longe são atiradas, mesmo não querendo o FARO FINO para essa finalidade, também posso ser pedra de estilingue, ou até a funda que Davi usou para tirar de orbita o gigante Golias.