terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Saga dos Munduruku Continua com o aval da FUNAI

 Guerreiros da etnia Munduruku desmantelam garimpos no oeste do Pará. 
Imagens divulgadas pela agência de notícias Reuters mostram índios da etnia Munduruku, que vivem no Pará, em operações próprias para expulsão de garimpeiros ilegais que atuam no território deles. 
Guerreiro munduruku observa barraca instalada no meio da floresta por garimpeiros ilegais que trabalhavam dentro da reserva indígena (Foto: Lunae Parracho/Reuters) De acordo com a agência, obras de infraestrutura realizadas no oeste do Pará, como novas estradas para exportação de soja e milho, além de barragens, tem levado garimpeiros para a região em busca de ouro.  
Segundo a reportagem da Reuters, líderes da tribo tentaram pedir o apoio do governo federal para a remoção dos não-indígenas de seu território. Contudo, eles não meu ip esperaram a publicação de decisão judicial e decidiram fazer “justiça com as próprias mãos”. 
Indígenas observam área desmatada na Amazônia para implantação de garimpo ilegal (Foto: Lunae Parracho/Reuters) Em janeiro, uma operação que contou com 70 índios munduruku desmantelaram um garimpo com a ajuda de barcos que, segundo os indígenas, foram fornecidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
 As imagens mostram os guerreiros cercando cabanas e alertando quem estava no território deles de forma ilegal. 
De acordo com a reportagem, a patrulha aconteceu sem deixar feridos. Equipamentos de mineração foram levados pelos índios. Armados com arcos e flechas, eles alertaram os garimpeiros que ali ninguém deveria explorar minerais. Fonte: Do G1, meu ip em São Paulo - Matéria Reproduzida do Blog Júnior Ribeiro




16 comentários:

  1. É dessa forma que a Funai de Itaituba apoia essa selvageria causada pelos índio dessa região, infelizmente as autoridades policiais dessa cidade não tomam providencias comedo de retaliações por parte dos munduruku. Então a Funai deve ser responsabilizada pelo estupro cometido pelos indios contra uma mulher não india e cozinheira no garimpo que eles fecharam e que teve o apoio da funai de itaituba supervisionada pela senha Juliana que apoia essa pratica vergonhosa.

    ResponderExcluir
  2. Se pegar essa moda, não precisamos mais de policia para manter a ordem, mas contra quem??? se os índios forem a policia quem irá prender eles por intimidar a população que está se armando contra eles?

    ResponderExcluir
  3. Até parece que esses índios estejam usando somente arco e flechas! kkkkkkkk isso é pura mentira, eles andam armados com arma de fogo, pistolas, revolveres, espingardas, armas tomadas das vitimas dessa insanidade financiada pela funai de itaituba que tem apoio de funcionários que antes faziam parte de grupos de ONGS e agora tem uma fundação para apoia-los nas ações. Alguém tem que dar um basta nisso antes que inocentes morram e haja um confronto entre cidadão de bem e índios munduruku em jacareacanga.

    ResponderExcluir
  4. Meus parentes estão vergonhando nossa gente realizando essas coisas e causando medo nas pessoas, eles mesmos levam os brancos e firmam sociedade e agora querem eles tirar quem eles levaram pra dentro da terra munduruku. Tô muito triste com tudo isso.

    ResponderExcluir
  5. Muitas são as especulações sobre as atitudes tomadas por um pequeno e isolado grupos de pessoas indígenas que tomam a frente se intitulando guerreiros representantes legais do povo Munduruku, onde eles são patrocinados segundo os jornais e blogues por ONGs para criar factoides jornalísticos e renderem pera esses financiadores uma boa matéria. Eu na verdade não concordo muito com essas especulações, porém não apoio essa pratica de violência contra quem quer que seja. Se eles são os representantes dos munduruku, porque os mais velhos e com poder de decisão não estão acompanhando os tais guerreiros em suas investidas de proteção. a Funai poderia criar meios de garantir aos índios proteção de suas terras para evitar que esses guerreiros venham cometer algum crime com inocentes.

    ResponderExcluir
  6. FARO FINO, Esses índios tem que serem punidos pelos crimes que cometeram e ainda estão em pune sem que a policia faça nada contra eles, eles entram na cidade armados de arco, flechas facões e até com revolveres sem que a policia abordem eles e façam revista para desarma-los. Até quando ficaremos sujeitos a tudo isso?
    O povo dessa cidade não aguenta mais tanta injustiça ser praticada por esses indios e ficarem em pune...se um deles vierem a fazer algum mal pra mim e minha família, eu saberei fazer o que não tem coragem de fazer contra eles...isso é só um recado para as autoridades policiais dessa estado. eu pago impostos e tenho direito a proteção, mas se a proteção não chega até minha casa, eu falo por mim e farei eu mesmo a minha, já estão avisados, deixa esses loucos virem fazer novamente refém aqui na cidade que serão recebidos a bala. basta, já basta!!!!

    ResponderExcluir
  7. Esses guerreiros e o chefe deles estupraram uma mulher no garimpo e ficou por isso, até o boletim de ocorrencia que a mulher foi fazer na policia civil, ela sofreu intimidação por uma das servidoras do órgão para que ela não fizesse a queixa, porque será? essa moça tem parentesco com indio, será que é por isso?
    Delegado abre inquérito e apura esse caso e coloca esses guerreiros na cadeia, pois hoje eles fizeram isso no garimpo e quando eles vierem fazer aqui na cidade como vai ficar?????

    ResponderExcluir
  8. Isso é lamentável! uma vergonha para um povo que teria tudo pra ser uma grande potencia em seu convívio cultural no seio da natureza amazonica. Isso é falta de não terem o que fazer e viverem na ociosidade esperando as migalhas que caem dos governos, já que a funai está acabada em nosso país. Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  9. Faro Fino, faça uma matéria sobre a mulher que sofreu esse estupro e publique a verdade para sabermos realmente quem está falando a verdade!!!!Vou aguardar a matéria, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. VAMOS VER ONDE ISSO IRÁ PARAR, ATÉ AONDE ESSES INDIOS TERÃO FÔLEGO PARA TUDO ISSO!!! TEM UMA INDIA QUE MAIS PARECE UM HOMEM POR TRAZ DE TUDO ISSO E RECEBE GRANA DAS ONGS PARA CAUSAR ANARQUIA NA CIDADE, É SÓ QUEBRAR O SIRGILO TELEFONICO DELA E A CONTA BANCARIA DELA E DO MAIRIDO ABIROBADO DELA QUE SABERÃO A FONTE. NA CASA DELA TEM UM RADIO AMADOR FUNCIONANDO DIA E NOITE CHAMANDO SEUS PARENTES PARA GUERRA. ONDE ANDA A POLICIA QUE NÃO FAZ NADA, É PRECISO MORRER ALGUÉM PRA SE TOMAR PROVIDENCIAS????
    GOSTEI DO BLOG......W.T.A.

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo, começo a entender que você está enciumado com o projeto, talvez você seja um daqueles que viciaram essa gente a viver mendigando quando teve a chance de fazer história. Mas, só digo a você que eu deixarei o tempo se encarregar de me mostrar quem são as pessoas que se escondem por detrás de um anonimato. Algumas podem fingir, mas não conseguem manter por muito tempo e suas ações demonstrarão quem realmente você é. Não fico triste por ver seus comentários, fico feliz por saber que você descobriu e acessa o meu blog. Obrigado continue dessa forma, você está me ajudando a cada dia fazer o melhor.

    ResponderExcluir
  12. Isso é a face do descaso nesse país, indígenas fazendo justiça com as próprias armas roubadas da PM, naquele episódio vergonhoso que queimaram a delegacia e botaram as autoridades policia de Jacareacanga pra correr só de cueca. Na verdade esses indígenas estão fazendo essa revolução porque pararam de receber propina dos garimpeiro que eles mesmo autorizaram.

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo Ivanio, vc prova que tem carater e respeito pelos seus internautas, porém vc demonstra controle no que fala para esse anônimo sem moral e personalidade. siga sempre assim meu amigo, a melhor resposta para os ignorantes e covardes é a diplomacia e classe, e classe esse anônimo não tem. deve ser um corno que não tem tempo pra olhar o que sua mulher anda fazendo e procura vigiar e criticar as pessoas.

    ResponderExcluir
  14. Ei ivanio esse anônimo que está te ofendendo deve ser um desses que mama nas tetas do dinheiro dos indios e sente-se enciumado por toda mudança, vi os munduruku se humilharem aqui nessa cidade pra vender farinha e ninguém queria, mas hj, eu vejo que ficou mais facil com esse projeto da farinha, parabéns amigo continue assim, na verdade esse rapaz que também chegou ontem aqui nada tem feito pra ajudar os indios só a si próprio vejam as obras que ele está fazendo na cidade....é tão descarado que fica claro o autor desses comentários anônimo, já peguei ele falando algo bem parecido para outras pessoas e que ti defenderam.

    ResponderExcluir
  15. Olá Sonia, gostaria muito de conhecer você para saber detalhes dessa pessoa, venha na SEMAI na segunda feira, ficarei grato, um abraço e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  16. “Buscando o bem do nosso semelhante, encontramos o nosso”
    Platão

    ResponderExcluir

Seja prudente em seus comentários, agradeço sua visita.

Pela FÉ

Pela FÉ

De ponta a ponta ligado com o Mundo!

De ponta a ponta ligado com o Mundo!
FORUM PERMANENTE DE DEBATES Eis minha intenção em criar este espaço; as matérias que forem publicadas no FARO FINO, se produzirem comentários serão respondidas respeitando a opinião dos leitores. Todos os comentários devidamente assinados serão considerados e publicados, desde que não exponha a moralidade de pessoas. Evidentemente que comentários imorais ou que visem ridicularizar, humilhar pessoas também serão descartados.

Muitas vezes por sermos homens de projeção publica, posamos de vidraças, e as pedras dos insensatos, de longe são atiradas, mesmo não querendo o FARO FINO para essa finalidade, também posso ser pedra de estilingue, ou até a funda que Davi usou para tirar de orbita o gigante Golias.