segunda-feira, 22 de julho de 2013

UM RESGATE DE SUAS ORIGENS




BELÉM - Ao participar da AGRIFAL2013, realizado pela Emater e governo do estado, tivemos a grata satisfação em conhecer pessoas amigas que contaram casos bem interessantes, e foi em um desses casos que conhecemos SILVANA LEITE, que de uma forma carinhosa e respeitosa, narrou com emoção uma história de um exemplo de vida que dizia assim: minha sogra se chama Raimunda Mendes da Silva filha de Armezindo Mendes da Silva conhecido como" foguete" e Carmelita Favacho da Silva. Esta união fez com que o Sr. Armezindo não continuasse na tribo Munduruku porque sua esposa não era indígena, passando a morar nas proximidades da aldeia.

Em 1966, José dos Santos Costa foi trabalhar no destacamento da FAB, como radio telegrafista.

Em 1967, nasceu seu primeiro filho (Ricardo Mendes da Costa) e em 1970 nasceu Edson Mendes da Costa (meu marido) das mãos da parteira Sra. Maria Marta conhecida como "cajóba" esposa do Sr. Marcelino.

Ali, permaneceram por 8 anos, conhecidos como Raio de Sol e Cavalo de Pau pela aldeia que na época era o cacique Biboy.

Os dois filhos foram registrados em Belém.

Quando estava na feira, assistir um vídeo que chamou-me a atenção e percebi que era o nome da aldeia que havia ouvido a história da família Costa.

Com o passar dos minutos percebi uma relação muito forte em sentimentos, comportamento do casal e algo mais indescritível. Senti uma necessidade de retribuir num gesto de gratidão por ter um companheiro que veio de uma raiz tão nobre, senti-me na obrigação em um gesto simples presenteá-los expressando meus agradecimentos. Disse SILVANA já bastante emocionada com o casal de índios Valdivan Kabá e Delga Dace Munduruku da aldeia Katõ, ao conversarmos com Silvana, era visível a emoção e contentamento por está diante de parentes distantes e poder conhecer de perto os indígenas dos quais seu marido faz parte da etnia, a equipe FARO FINO, registrou esse flagrante com o clicar de uma máquina fotográfica. 

Um comentário:

Delival disse...

Essa história foi muito emocionante, corversei por mais de uma hora com essa senhora na AGRIFAL.