quarta-feira, 12 de junho de 2013

Prefeito Raulien Queiroz entrega embarcação à Aldeia Santa Maria

Numa solenidade simples que aconteceu no último dia 7 de junho, sexta, no auditório do complexo administrativo das secretarias de Obras, Agricultura e Meio ambiente e que contou com a presença de lideranças indígenas, secretários municipais, vice-prefeito Roberto Crixi, vereador Gerson Manhuary, o prefeito Raulien Queiroz entregou às lideranças da aldeia Santa Maria uma embarcação fabricada em alumínio, com 12,40m de comprimento, com capacidade para 3 toneladas e motor de popa turbinado de 15HP.
A aldeia Santa Maria fica localizada na cabeceira do rio Cururu, um afluente da margem direita do alto Tapajós, com uma população estimada em 260 pessoas, fica há 4 dias de viagem da sede do município, navegando em canoa com motor rabeta de 5.5HP, motor comum entre os indígenas por causa do baixo custo de aquisição.
O Capitão da aldeia André Tawe que recebeu das mãos do prefeito Raulien Queiroz a chave do motor de popa, disse que há muito tempo a comunidade pleiteava uma embarcação para o transporte das pessoas, bem como transportar o excedente da agricultura familiar para vender na sede do município. “Agora a nossa viagem será mais rápida. Na nossa aldeia se perde muitas frutas, principalmente a banana. Vamos trazer para vender na cidade frutas como banana, abacaxi e também a farinha” comemora André Tawe.
Para o prefeito Raulien Queiroz, a gestão pública municipal está fazendo o seu papel, executando políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida da população. “O povo Munduruku tem um grande potencial produtivo, principalmente na farinha de mandioca e na banana. Um meio de transporte prejudica a produtividade, uma vez que sem transporte não há como vender na cidade o excedente”, disse o prefeito, acrescentando que outras comunidades indígenas serão contempladas com embarcação própria. “Isto é um compromisso de Governo. O nosso objetivo é facilitar a locomoção dos moradores das aldeias, bem como dos professores. É um investimento na ordem de 20 mil reais, que certamente vai beneficiar a todos os moradores da aldeia Santa Maria”, disse o prefeito.Texto e Fotos: Nonato Silva/ASCOM-PMJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Oportunidades se constrói assim dando oportunidades....Parabéns Buré...