quinta-feira, 23 de maio de 2013

II Conferência Municipal de Educação - Jacareacanga-Pá

Jacareacanga está realizando com o tema: “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, começou na manhã de hoje, 23, no auditório da Escola Municipal Carmem Valente da Silva, a II Conferência Municipal de Educação do Município de Jacareacanga-COMUE.  
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Raulien Queiroz, secretário de educação Pedro Lucio Santa Rosa, dos conferencistas professores Raimundo Reis Almeida e João Diogo da Silva, além de um grande número de educadores e profissionais da área da educação. 
Em pronunciamento o secretário de Educação Pedro Lucio disse que a Conferência é o momento de avaliar os avanços e pensar o que deve ser feito para elaborar diretrizes que venham proporcionar ainda mais melhoria na nossa educação. “É importante a participação dos senhores. Questione, debata, apresente propostas. Pois desta Conferência sairão diretrizes que vão nortear nossa educação”, disse Lucio, acrescentando que a educação tem uma importantíssima função social que é a formação do cidadão. “Vamos construir o nosso Plano Municipal de Educação e tratar a educação indígena com muita seriedade. Precisamos fazer educação indígena e não só a educação para o indígena”, finalizou o secretário de educação. 
O professor João Diogo da Silva, disse que é necessária a participação de todos, que é preciso de questionamento, para que as propostas possam ser construídas dentro da realidade do município. “As propostas aqui aprovadas serão transformadas em Leis que vão nortear a educação no futuro”, argumentou.  
Para o professor Raimundo Reis Almeida um dos palestrantes, disse todos são responsáveis pela construção de uma nova educação. “Vocês estão irmanados buscando uma educação de qualidade. Que no futuro possamos nos ver como contribuintes na construção de cidadãos de bem deste município”, disse. 
Para o prefeito Raulien Queiroz é preciso fazer uma avaliação sobre as propostas da 1ª Conferência Municipal realizada em 2009 e fazer um parâmetro para ver qual o avanço que o Município de Jacareacanga obteve na área da educação. O prefeito lembrou-se das diferenças culturais existentes no município e que é necessário criar mecanismos que venham proporcionar uma educação diferenciada aos indígenas. “Desta conferência deverão sair propostas inovadoras que certamente darão ênfase ao projeto de estruturação e desenvolvimento da educação implantado por nosso governo”, disse o prefeito.  
A II Conferência Municipal de Educação de Jacareacanga-COMUE encerra nesta sexta, 29, com a aprovação das propostas e escolha dos delegados que irão participar da CONAE em 2014. A COMUE está composta de sete eixos temáticos:
Parte inferior do formulário
I – Plano Nacional e Estadual de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; 

II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 

III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; 

IV – Qualidade na Educação: democratização de acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; 

V – Gestão democrática, Participação popular e Controle social.

VI – Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;

VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. Texto e Fotos Nonato Silva – ASCOM-PMJ


Nenhum comentário: