sexta-feira, 24 de maio de 2013

História de Itacoatiara-Am.

HISTORICO DA CIDADE DE ITACOATIARA – VILA DE SERPA 1853 
Os registros de povoamento na região datam de 1655, quando o Padre Antonio Vieira cria a Missão dos Aroaquis na Ilha de Aibi, nas proximidades da boca do Lago do Arauató. Porém a Missão não progrediu em razão da investida dos índios Muras. Por cinco vezes o povoado mudou de lugar. O desconhecimento sobre a região não os deixava observar que estavam deslocando-se dentro da grande área dominada pelos índios Muras, que compreendia praticamente toda a calha do Rio Madeira. Razão que os fez mudar para a foz do Rio Abacaxis. O povoado desta vez instalou-se em terra firme e as investiduras dos Muras eram menores. Com o notório progresso do povoado o capitão-general-governador da Amazônia, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal, em visita ao lugar resolveu alavancar o lugar para categoria de Vila. Porém, os moradores já tinham previamente escolhido um novo lugar em razão da insalubridade e dos constantes ataques dos índios. Desta vez trocaram a calha do Madeira pela margem esquerda do Rio Amazonas. Mais precisamente no Sítio Itacoatiara.  
Todavia, a mudança só foi efetivada em 19 de abril 1758. Mendonça Furtado após verificar o lugar in loco, deixou o sítio Itacoatiara e partiu para Barcelos para empossar o coronel Joaquim de Mello e Povoas como governador da capitania de São José do Rio Negro. Em 01 de janeiro de 1759, acontece de fato e direito a instalação da Vila com denominação portuguesa de SERPA que estaria sob a proteção de N. Sra. do Rosário de Serpa, cuja imagem foi trazida de Portugal para a Vila recém formada. Foi a 3ª Vila instalada do Amazonas pela estratégica posição geográfica, exercia considerável influência na região, ficando inclusive o Lugar da Barra, atual Manaus, sob sua dependência política. A Comarca de Serpa compreendia a aproximadamente metade da área do Estado.  
Em 1840 Serpa foi duramente atingida pela revolução dos cabanos. E finalmente em 25 de abril de 1874, com base no projeto nº 283 de autoria do Dep. Damaso de Souza Barriga, a antiga Vila de Serpa é elevada a categoria de cidade, resgatando a origem indígena com a denominação ITACOATIARA, fazendo uma alusão as pedras encontras no Jauary (bairro da cidade que fica situado na margem do rio amazonas, onde encontram-se várias pedras com inscrições em baixo relevo feitas pelos primitivos habitantes).
Em 24 de agosto de 1932, na frente da cidade aconteceu a célebre Batalha Naval envolvendo os navios Ingá e Baependí dos legalistas da constitucionalista de São Paulo. Os navios Jaguaribe e Andirá estavam sob o comando dos rebeldes. Foram construídas trincheiras no litoral da cidade. O então prefeito Major Gonzaga Pinheiro e o Padre Pereira foram à bordo do navio dos revoltosos e taticamente negociaram a rendição da cidade. Na realidade estavam ganhando tempo no aguardo da chegado dos navios Ingá e Baependí para tirarem os moradores da Velha Serpa do sufoco. Os navios aliados investiram bravamente sobre os revoltosos, partindo o Jaguaribe e o Andirá ao meio, trazendo novamente a paz à cidade e o retorno dos moradores que se afugentaram para o Lago de Serpa e outros se embrenharam na selva e ficaram esperando o desenrolar da situação 
PRINCIPAL FATO HISTÓRICO – Batalha Naval Batalha Naval de Itacoatiara.
Em 24 de agosto de 1932, na frente da cidade aconteceu a célebre Batalha Naval envolvendo os navios Ingá e Baependí dos legalistas da constitucionalista de São Paulo, que vieram de Manaus para defender Itacoatiara, que zelavam pela permanência do Presidente Vargas, que a época fez um governo ditador. Os navios Jaguaribe e Andirá estavam sob o comando dos rebeldes, que vinham de Óbidos – Pará, com a finalidade de tomar o Amazonas, renderam a cidade de Parintins e o seu próximo alvo seria Itacoatiara e depois a capital do Amazonas. Os rebeldes chegaram no porto atirando contra a cidade, por isso foram construídas trincheiras no litoral da cidade para sua defesa. O então prefeito Major Gonzaga Pinheiro e o Padre Pereira foram à bordo do navio dos revoltosos e taticamente negociaram a rendição da cidade. Na realidade estavam ganhando tempo no aguardo da chegado dos navios Ingá e Baependí para tirarem os moradores da Velha Serpa do sufoco. Os navios aliados investiram bravamente sobre os revoltosos, partindo o Jaguaribe e o Andirá ao meio, trazendo novamente a paz à cidade e o retorno dos moradores que se afugentaram para o Lago de Serpa e outros se embrenharam na selva e ficaram esperando o desenrolar da situação. 
TURISMO 
Praça do Mirante - Orla do Rio AmazonasPraça do Mirante – Orla do Rio Amazonas
Como opção de lazer, Itacoatiara recebe nos finais de semana grupos de visitantes, dispostos a usufruírem das atrações turísticas e de entretenimentos que a localidade oferece, mas é no mês de setembro de cada ano, com a realização do Festival da Canção de Itacoatiara (FECANI), que há o maior número de visitantes, com isso os hotéis chegam a atingir cem por cento. Apresento abaixo os estabelecimentos que de uma forma geral são os de maior relevância, lembrando que telefone antes e consulte os preços. 
LOCALIZAÇÃO
Distante de Manaus 177km em linha reta Por Rodovia: 267 km Por via fluvial 204 km.
Àrea geográfica: 8910 km quadrados. 
Festas Religiosas: São João Batista (24 de Junho, Festa de Nossa Senhora do Rosário (23 de Outubro a lº de Novembro). Santo Padroeiro: Nossa Senhora do Rosário. 
Rios principais: Amazonas e Urubu.
Povos Indígenas: Mura.
Demografia 
População total: 89.440 habitantes (87% urbana; 13% rural; 52,07% mulheres e 47,93% homens) Densidade demográfica: 12,64 habitantes por km² Mortalidade infantil até cinco anos de idade: 14,26 a cada mil crianças Taxa de fecundidade: 3,913 filhos por mulher (2000) Taxa de alfabetização: 97,63% Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,788 IDH-M Renda: 0,846 IDH-M Longevidade: 0,758 IDH-M Educação: 0,946 Renda per capita (dados de 2000 expressos em R$ de 1 de ag
osto de 2000): R$ 11,998,20 
A população de total de Itacoatiara é 89.440 habitantes, segundo as estimativas do IBGE para o ano de 2009, o que a coloca na posição de terceira maior cidade do Amazonas, perdendo somente para Manaus e Parintins. 
Limites: 
Norte – Silves, Itapiranga. Sul – Nova Olinda do Norte, Autazes. Leste – Urucurituba, Boa Vista de Ramos, Maués. Oeste – Manaus, Rio Preto da Eva. 
Coordenadas Cartesianas: Latitude Sul: 3o 08′ 54″ Altitude: 18 metros acima do nível do mar.  
Clima: Quente e úmido de 33,8oC e mínima de 21,1oC. Chovendo normalmente de dezembro a maio.  Calado Fluvial: 18mts (Porto)
Situação: Margem esquerda do Rio Amazonas, nas proximidades da foz do Rio Madeira. 
Distância de Manaus: 266Km pela rodovia AM10, toda asfaltada com média de percurso em 3:30horas de automóvel; 108 milhas pelo Rio Amazonas, fazendo este percurso de subida em 14:00hs, e descida em 09:00hs de barco de médio porte. Também por via aérea na distância de 176Km com o tempo de vôo de 30 minutos.Solo: 
De modo geral são argilosos, humosos, aluviais e arenosos  
CULTURA 
Galeria de Artes Terezinha Peixoto – Construído em 1919 e Prédio Antônio Retto – 1912  
Itacoatiara possui um grande acervo arquitetônico cultural, prédios construídos no século XIX que apresentam características das construções européias. Também apresenta no mês de Junho o Festival Folclórico de Itacoatiara, o qual apresenta: danças, quadrilhas e boi bumba. No aspecto religioso, é notória a tradição em festejar os santos, a começar pela festa da Padroeira N.Sra. do Rosário, a festa do Divino, do Santo Antonio e outros, que atraem um grande numero de participantes.
O município possui um celeiro de artistas plásticos, artesãos, cantores, compositores, poetas e músicos de alta qualidade.
No dia 25 de Abril acontece as festividades alusivas ao Aniversário da cidade de Itacoatiara. Uma vasta programação cultural é produzida e realizada no Centro de Eventos da cidade, local onde acontece os principais eventos da cidade. 
Centro de Convenções – FECANI
o mês de setembro acontece o principal evento do município. O   Festival da Canção de Itacoatiara (FECANI), é organizado pela Associação dos   Itacoatiarenses Residentes em Manaus (AIRMA). Tem por objetivo propiciar a   expansão da integração social, com a finalidade de estimular à criação, produção   e difusão musical. 
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 
O Município apresenta 4 agências bancárias: Banco do Brasil;   Bradesco; Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia S/A – BASA, conta com uma   importante rede comercial, supermercados de grande porte e lojas de nível   regional como: Bemol; Armazém Paraíba e Esplanada. 
A cidade exporta madeira beneficiada, com destaque na   exportação de soja através da empresa Hermasa e Grupo Maggi. 
Galeria de Artes Terezinha Peixoto - Construído em 1919 e Prédio Antônio Retto - 1912 No setor primário, o município se apresenta como o maior   produtor de abacaxi, cupuaçu, maracujá, laranja. Destaca-se também a produção   bovina e criação de peixe em cativeiro. 
A principal atividade econômica do município é o trabalho com   as indústrias madeireiras que, apesar de estarem passando por sérias   dificuldades nos últimos anos, ainda respondem pelo maior índice de geração de   emprego e renda para a população. Itacoatiara possui também um enorme porto   graneleiro voltado para a exportação da soja produzida no cerrado   mato-grossense. A pecuária é outra atividade econômica de fundamental   importância para o município, que possui o quinto maior rebanho bovino do   Amazonas. 
INFRA-ESTRUTURA SOCIAL 
A cidade tem seu plano viário planejado originalmente em 1911   pelo engenheiro francês Moritz Becher, depois reconfigurado pelo engenheiro   Casseano Secundo. Possui 
Saúde: A Secretaria de Estado da Saúde –   SUSAM, mantém na sede do município, duas Unidades Mistas, destinadas a prestar   atendimento de pronto-socorro, maternidade, atendimento cirúrgico, odontológico   e hospitalar. Possui laboratórios de análises clínicas e têm à disposição da   população local e da periferia, ambulâncias para o transporte de emergência.
Educação: A Secretaria de Estado da Educação e   Qualidade do Ensino – SEDUC mantém na sede do município treze estabelecimentos,   ministrando ensino médio e fundamental.  
Segurança: A Polícia Militar é encarregada da   segurança da população local e periferia. O 2º Batalhão de Polícia Militar está   sediado no município, sob o comando de um Coronel (Comandante), com um efetivo   de 50 soldados, destinados à manutenção da ordem e segurança pública. 
INFRA-ESTRUTURA BÁSICA  
A cidade possui excelente plano viário planejado originalmente   em 1911 pelo engenheiro francês Legeandre Decluy, depois reconfigurado pelo   engenheiro Casseano Secundo. No governo do ex-prefeito Isaac Peres (1926-1929),   a cidade foi muito bem cuidada, foi renovado o seu código de posturas, uma   versão antigo do atual plano diretor. Nessa mesma época foi criado o calçadão   principal abrigado sobre oitizeiros, com duas pistas laterais, com a denominação   de Rua Ruy Barbosa, atual Avenida Parque, que se destaca hoje como um dos   principais cartões postais da cidade de Itacoatiara, por sua beleza cênica e   pelo agradável abrigo que dá aos seus transeuntes, sob um magestoso túnel verde   com mais de 2 quilômetros de extensão.
A zona urbana é composta de 24 bairros e o distrito de Amatary. 
A zona rural tem 03 vilas estruturadas: Lindóia; Novo Remanso; Engenho e   Batista, conta ainda com 240 comunidades rurais.
Suas ruas são largas e o traçado urbano central lembra um   tabuleiro de xadrex, por apresentar ruas retas cruzando-se em paralelas   horinzontais e verticais quase que perfeitas, distribuídas em 24 bairros. 
Abastecimento d’água: A captação e o   abastecimento de água, estão a cargo da Fundação Nacional de Saúde – FNS, com   captação feita através de 8 poços tubulares. A água é recalcada até um   reservatório com capacidade para 500m3 e distribuída aos consumidores, também em   fase de expansão. 
Comunicações: Os serviços de telefonia no   Município estão a cargo da TELEMAR, que mantém uma agência, operando com os   serviços de DDD, com o prefixo (92). A Empresa Brasileira de Correios e   Telégrafos – ECT mantêm uma agência para receptação e distribuição de   correspondências, bem como os serviços postais necessários à população,   apresenta o CEP único para todo o município (69.100-000). 
Operam na cidade as seguintes empresas de telefonia móvel:   VIVO, TIM e CLARO. 
A cidade disponibiliza de Provedores de Internet:
Proamazon – Internet Via Rádio – Tim internet 2G – Associação   Comercial – Internet Via Rádio  - Amazonas Digital (Governo – sinal público) – Gesac (fechado para as escolas públicas). 
O município conta com 03 emissoras de Rádio FM, 01 AM e 07   canais de televisão: 
Rádio Difusora FM – frequência 94,5   Mhz. Rádio Panorama FM – frequência 95,3   Mhz. Rádio Comunitária Pedra Pintada FM – frequência 104,9   Mhz. Rádio Difusora AM – frequência 720 Khz.
TV Cultura – canal 3 Rede TV   (RBN) – canal 6 Rede Vida – canal 8 Rede Record (TV Acrítica) – canal 9 Rede Globo (TV   Itacoatiara) – canal 11 Rede Bandeirantes (TV Rio Negro) - canal 13 Amazonsat (Rede Amazônica) – canal   33
Fonte: Frank Chaves

2 comentários:

Unknown disse...

Amigos amazonenses e amigas professoras da cidade de Itacoatiara - AM, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 76 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infanto-juvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados para a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O Site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.
Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br



Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.



Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o às suas amigas professoras.



Atenciosamente, João José da Costa, Escritor

Anônimo disse...

Muito interessante esse post, mas seria ainda melhor uma atualização dessas informações, Itacoatiara mudou muito.