sexta-feira, 12 de abril de 2013

Infestação de Aedes aegypti preocupa no município de Itacoatiara, no Amazonas



Dos 28 bairros de Itacoatiara, 19 estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No município (distante 276 quilômetros de Manaus), nove pessoas estão com a doença e 149 esperam ainda pelo resultado dos exames.
Segundo as autoridades de saúde do município, a dengue continua trazendo problemas em alguns pontos da cidade. Com isso, agentes intensificam o controle do mosquito para combater a proliferação da doença, principalmente nas áreas que abrigam grandes focos de Aedes aegypti.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os bairros Araújo Costa, na zona oeste, tem  22,1% de infestação; São Cristóvão, zona sul,  19,1%; e Santa Luzia, 17,1%.
Segundo o gerente de Endemias do órgão, Antônio Paulo Serafim, a situação na cidade é preocupante. “São 149 casos notificados, com suspeita da doença. Nove pessoas receberam o exame positivo e  estão  sendo  tratadas em Itacoatiara”, disse.
O município conta, apenas, com nove agentes de saúde para fazer o trabalho de coleta das lavas nos 28 bairros. Nos próximos dias, a secretaria fará o treinamento de profissionais para o combate a dengue.
Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma exposição das ações de combate à doença para conscientizar a população. Reproduzido de Amazon Fest.

Nenhum comentário: