quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Prefeito Raulien Queiroz recebe comissão de lideranças Munduruku


Estiveram reunidos dia 17 no gabinete do prefeito, lideranças indígenas que formaram uma comissão para tratar assuntos relacionados ao futuro do povo Munduruku. Foram recebidos pelo prefeito Raulien Queiroz, Marivaldo Carrera Chefe de Gabinete e Ivânio Alencar Secretário de Assuntos Indígena.  Onde na ocasião, as lideranças apresentaram um plano de ação para visitar as 120 aldeias existentes na região, e levar ao conhecimento de seu povo informações que promova união em prol dos índios Munduruku.
Para a liderança José Emiliano Kirixi (camaleão) essa ação fortalecerá a organização indígena e valorizará os caciques ou tuxauas como é conhecido em sua cultura. Assuntos abordados pelas lideranças junto ao prefeito foram: Organização social – Associação Pusuru, eleição de uma nova diretoria. Educação diferenciada. Saúde – chefia do DSEI de Itaituba. Chefia da Casai de Itaituba e Jacareacanga.  Chefia da Coordenação de Jacareacanga. Escolha de um novo presidente do CONDISI. Foi também discutido pelas lideranças o futuro da Funai, coordenação Técnica de Itaituba e Jacareacanga, com a escolha de um Administrador apresentado pelas comunidades e por fim Hidrelétrica Teles Pires. O prefeito elogiou a atitude das lideranças e parabenizou a iniciativa do indígena José Emiliano Kirixi, agradeceu a presença de todos e estendeu apoio.

FF- A pauta apresentada, uma vez colocada em pratica trará ao povo Munduruku melhores dias. Vamos aguardar o desfecho dessa ação.
Fotos: Nonato Silva

Matérias Comentadas:
* Raulien é um indigenista experiente que deu certo na vida política da região do Tapajós. O que tiver ao seu alcance, certamente ele providenciará em apoio a causa indígena. Parece que os índios de Jacareacanga não estão dormindo no ponto, isto é muito importante..Anônimo.
* Eu sei que esses índios precisam de ajuda, somente eles mesmos podem fazer a diferença entre seu povo! parabéns povo Munduruku. Ricardinho - Jacareacanga.
* Até que fim essa gente teve coragem para assumir responsabilidade pelos seus atos, vou torcer para dar certo esse projeto. Já prestei serviços de apoio a esse povo eu acho que agora eles vão fazer a coisa certa.  S.S.SILVA-Belém.
* Que bom, talvéz agora esse povo passe a trabalhar em defesa de sua gente, e não só depender dos governos para viverem. Anônimo

2 comentários:

Anônimo disse...

Raulien é um indigenista experiente que deu certo na vida política da região do Tapajós. O que tiver ao seu alcance, certamente ele providenciará em apoio a causa indígena. Parece que os índios de Jacareacanga não estão dormindo no ponto, isto émuito importante...

Rainericy silva disse...

Que Deus possa iluminar a cabeça dessa equipe, e tomar decisões certa para melhorias desse povo Munduruku. Lutar e procurar defender seus ideais.