terça-feira, 25 de setembro de 2018

Moradores do Bela Vista cobram providencias as autoridades em Jacareacanga.

Moradores do bairro Bela Vista da avenida presidente Médici, estão indignados com o procedimento de um determinado cidadão que ao adquirir uma área de terra no referido local, o mesmo está realizando um serviço de esgotamento de uma pequena lagoa formada por água da chuva e do igarapé do sonrisal, foi feito uma abertura com uma PC para secar a lagoa, e logo em seguida aterrar para fazer uma rua de acesso ao terreno do cidadão, ao perceberem essa situação, moradores indignados, começaram a se movimentar e buscar respostas para tal ato. Pois, a referida lagoa servia para os moradores pescarem para garantir seus sustentos e lavar roupas, e banharem, devido os poços no período ficarem todos seco, algumas senhoras ao se dirigir ao proprietário indagaram do por que está fazendo isso? Perguntou a senhora das iniciais V.B. O que disse o proprietário, ele simplesmente ignorou afirmando o seguinte: Não estava nem ligando para os comentários dos moradores, e que ele faria tanques para criatórios de peixes e uma estrada para acesso a sua propriedade, e que após tudo pronto passaria uma cerca para evitar de pessoas estranhas entrarem em sua propriedade. Porem segundo a senhora V.B. essa lagoa não está dentro de sua propriedade, haja vista que são vários terrenos de proprietários diferentes.
Com a abertura do canal para escoar a água da lagoa, vimos o tamanho do prejuízo que esse cidadão praticou ao fazer esse trabalho, a lagoa secou, peixes estão morrendo em grande quantidade, sem se falar na destruição do local, o que pode ser irreversível a recuperação da mesma.
O Blog FARO FINO foi acionado pela senhora V.B. Pelo fato de evitar retaliações, será usada as iniciais desse senhora, que noticiou ao blog este fato! Já em ligação com o secretário de Meio Ambiente EVERTON SALES, Faro Fino indagou se era do conhecimento do nobre secretário, e ele afirmou desconhecer essa situação e que iria enviar uma equipe de fiscais para apurar e averiguar a irregularidade da ação, depois de uma hora passaram, o secretário liga para o FARO FINO e relata que adotaram providencias e que estava paralisado o serviço até ele saber de fato e de direito o nome do proprietário da área, e quem devidamente autorizou tal serviço, pois o referido cidadão não se encontrava no local e apenas um caseiro que se recusou a prestar informações sobre o ocorrido.
Enquanto nada está definido, os moradores estão sendo obrigado a conviver com uma área destruída e muito longe de ser revertida essa situação.
Para a senhora V.B.  e demais moradoras das iniciais V.R. e o senhor P.R. e N.M. afirmam que isso é um descaso e um crime contra a natureza e o meio ambiente, porém quase certo que o local nunca mais será o mesmo pois está secando e os peixes morrendo sem que seja penalizado o autor, acreditamos que tudo correrá bem e favorável a nossa comunidade.
FFPerguntado da senhora V.B. o que ela pensa sobre tudo isso, ela responde: eu penso que nossas famílias não terá mais seu lazer junto com seus filhos e até a água do igarapé sonrisal está suja devida esse esgotamento da lagoa. Para mim isso é um abuso em saber que eles irão derrubar os pés de buriti todos para auferirem lucros pessoais, e mais uma vez os menos favorecidos ficam sem nada e sem apoio. Lamentável tudo isso.
O Blog FARO FINO solidariza com os moradores e pede as autoridades competentes principalmente ao nobre secretário Everton Sales que seja taxativo com essa situação e fique do lado dos moradores que reivindicam seus direitos a vida, e que resolva essa situação, haja vista que as famílias ao entorno depende desse local para se manter no seu dia-a-dia. Vamos aguardar e ficar de olho nos procedimentos adotados!

Nenhum comentário: