quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

PREFEITO DE JACAREACANGA JÁ ESTÁ SENDO INVESTIGADO PENALMENTE PELA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ


O Prefeito do Município de Jacareacanga-PA, Raimundo Batista Santiago já está sendo investigado penalmente pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Pará por eventuais praticas de crimes comuns e de responsabilidade.
O Procedimento Investigativo Criminal – PIC  foi instaurado no âmbito da Procuradoria Geral de Justiça mediante documentos enviados pela Promotoria de Justiça de Jacareacanga, pelo Promotor Osvaldino Lima de Souza, atendendo a Requerimentos promovidos pelos cidadãos Anacleto Raimundo da Costa Madeira de Domingos Borges da Silva.
Dentre os fatos noticiados estão pratica de nepotismo, contratações irregulares de servidores públicos, desvios de verbas públicas, descumprimento de decisões judiciais, dentre vários outras noticias de eventuais ilicitudes.
Em 19 e na data de hoje os cidadãos Anacleto Raimundo da Costa Madeira e Domingos Borges da Silva encaminham à Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Pará, em Belém, dois Requerimentos noticiando fatos distintos e juntando documentos que comprovam  eventuais praticas ilícitas do Prefeito de Jacareacanga.
No primeiro Requerimento os seus autores noticiam eventuais praticas de crimes de responsabilidade, já que o Prefeito Raimundo Batista Santiago, embora devidamente intimado para colocar o Portal da Transparência com todas as informações na Internet, embora a Prefeitura mantenha o portal, mas as informações ainda são do exercício de 2017.
Já no segundo Requerimento encaminhado na data de hoje, via e-mail, é noticiado eventuais praticas delituosas por parte do Prefeito Raimundo Santiago, dentre elas o fato de que o mesmo se utilizou de uma Ação Popular para anular concurso público para somente contratar ilegalmente funcionários públicos em concurso público.
Segundo os autores do Requerimento, o Prefeito teria, na prestação de contas encaminhada ao Tribunal de Contas dos Municípios, informado um número bem inferior ao que efetivamente contratou a título de funcionários contratados temporariamente.
Segundos os fatos, o Prefeito e Secretários teriam informado ao Tribunal de Contas que no exercício de 2017 teriam contratado, sem concurso público, 741 (setecentos e quarenta e um) funcionários, mas que as informações de dezembro de 2017, davam conta de que na realidade do Município havia contratado 852 (oitocentos e cinquenta e dois) funcionários.
Os dados foram comparados com a Folha de Pagamento dos funcionários relativa ao mês de dezembro de 2017, com os Relatórios Consolidados de Contratos Temporários encaminhados ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, pelo Prefeito Municipal.
Já existem comentários de que uma suposta Folha de Pagamento de funcionários paralela estaria sendo adotada pela Prefeitura Municipal de Jacareacanga apenas para servir de desvios de recursos públicos.
Mas os fatos mais graves se referem aos desvios de recursos públicos com supostas aquisições de materiais para construções e gêneros alimentícios.  
Por: Domingos Borges da Silva.

3 comentários:

Anônimo disse...

Agora começo a entender o silencio da justiça, deve se ter cautela para apurar os fatos concretos e colocar essas pessoas em uma sinuca sem caçapa e sem saída. Muito boa essa matéria.

Anônimo disse...

A verdadeira verdade virá a tona, e todos saberão que está com a verdade, e essa cidade será liberta desses politiqueiros sangue sugas..... FORA PREFEITINHO DESONESTO!

Anônimo disse...

EITA PREFEITO COMPLICADO......