sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E ESTADUAL ACOMPANHARAM AS REIVINDICAÇÕES DE INDÍGENAS EM JACAREACANGA



A Procuradoria Geral da República, representada pelo Promotor Público Federal Paulo de Tarso Moreira Oliveira acompanhou nos dias 12 e 13, os movimentos e reivindicações dos indígenas na cidade de Jacareacanga. 

Além do Promotor Público Federal, também esteve Presente o Promotor Estadual Osvaldino Lima de Sousa que atua no Município de Jacareacanga, dentre outras autoridades.

Os protestos e reivindicações dos indígenas se mostraram de certa forma pacífica, afora a tomada do Prédio da Delegacia e a queima de Veículos que estavam sob a guarda do Estado, além de um processo intimidatório aos comerciantes da cidade. 
O Grupo que circulava pelas ruas da cidade, adentrava nos comércios e com uma espécie de abaixo assinado reivindicavam alimentos, não se sabendo se dentre as reivindicações os Índios também exigiam dinheiro.

Muitos dos comerciantes tiveram que fechar as portas dos seus comércios para evitar que Índios viessem a saquear mercadorias e enquanto procurava-se documentar o evento, o veículo em que estávamos chegou a ser alvejado por uma Flecha disparada por um dos Caciques.

Em conversa mantida com o Delegado de Polícia Civil, Dr. Cesar este informou que deve haver a participação e apoio do Prefeito Municipal, Raimundo Batista Santiago e do Presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Acélio de Aguiar, já que os indígenas não possuem meios para se deslocarem de suas Aldeias para virem para a cidade.

Segundo o Delegado e o que foi apurado, esse apoio se dá através do fornecimento de Veículos, Voadeiras e até combustíveis para os indígenas se locomoverem, além de alimentação e hospedagem.

O Delegado informou ainda que já estão presos e foram conduzidos para a cidade de Itaituba, dois acusados do eventual assassinato do indígena Elinaldo Akay, os quais serão postos à disposição da Justiça.

Esse movimento já havia sido anunciado ao Prefeito de Jacareacanga, quando vários Caciques com ele estiveram reunidos, mas ao invés de tomar as providências com vistas a assegurar tanto aos indígenas como à população os direitos inerentes à segurança pública, o Prefeito e Presidente da Câmara preferiram disponibilizar transporte, combustível e alimentação para os indígenas que integram o movimento.

O que se constatou  no movimento indígena é que houve maciça participação de autoridades locais, como o Prefeito Raimundo Batista Santiago e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Raimundo Acélio de Aguiar que disponibilizaram transporte, alojamento e alimentação para os indígenas, já que esses não disponibilizavam de meios para realizar o movimento.

Na tarde de ontem (15/02/2018), ainda se podia presenciar a Camionete da Câmara Municipal de Jacareacanga (PLACA- QDZ-5291), transportando indígenas e Tambores com combustíveis pelo centro da cidade de Jacareacanga, viabilizando o retorno dos Índios para suas Aldeias. 

Utilizar-se da máquina pública para incitar os indígenas contra autoridades têm sido pratica comum das autoridades locais, mas uma um dia o feitiço pode virar contra o feiticeiro. POR: DOMINGOS BORGES DA SILVA.

11 comentários:

Anônimo disse...

E AGORA PREFEITO???CORRE NO MACUMBEIRO......KKKKKKK

Anônimo disse...

Inacreditável a capacidade do gesto público municipal de jacareacanga receber,autoridades e a população em forma engeral em um lugar que deveria servir para prática de esporte e hoje encontra em total estado de abandono..

Que vergonha pra nosso município e gestor..

Anônimo disse...

...o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Da mesma forma que virou para você, né Ivânio?!

Anônimo disse...

EU TENHO VERGONHA DE VC PREFEITO.

Anônimo disse...

esse indígena mestiço que nem fala a língua munduruku, que anda atira colo com a leusa, não é aquele que dirigia o micro ônibus da aldeia teles pires e que fazia de motel nos campos do bairoo de são frnacisco? ele voltou de novo ao cenário? ele e a secretária leusa insistiam com os indígenas para tirarem o delegado porque era pedido do prefeito....que vergonha gente! esses indígenas ajudam os políticos e Ongs, a usarem o seu povo como massa de manobra só pra ganharem um salário que pode sair muito caro para o povo munduruku por estarem sendo usados por eles. MPPA, MPF, POLICIA FEDERAL, alguém tem que investigar esses insanos.

Anônimo disse...

MPPA, MPF, POLICIA FEDERAL, aproveitem Tbm para investigarem os ladores da gestão passada, principalmente na SEMAI que serviu de distribuídor de combustível para compra de voto para o Ivanio que sonhava em ser vereador. Tremendo de um perdedor e que nunca terá vez em em nosso município

FARO FINO disse...

Pega fogo cabaré........kkkkkk

Anônimo disse...

Pastor, seja prudente em seus comentários. Kkkkkkkkk

Anônimo disse...

O gigolô ainda mora no tucumã pago pelo o prefeito honesto? o famoso X9 de Itaituba que atende pelo nome de vulgo anderson pantoja? kkkkkkkkkk cagão...

Anônimo disse...

faro fino roubaram a moto do coração de mãe está sabendo disso? o rapaz foi fazer a entrega a um cliente e foi assaltado e levaram a moto deles, mas é assim que o prefeito e a leusa querem, a bandidagem a solta já que eles mandaram embora o delegado que prendiam os bandidos. e agora prefeitinho patrocinado por traficantes?

Anônimo disse...

TEM SECRETÁRIO COM TODA FAMÍLIA EMPREGADA NESSE GOVERNO DOS HONESTOS, UMA VERDADEIRA GOIABA VERDE PODRE....... PORRA EU SÓ QUERO O SALÁRIO NADA MAIS, LEMBRA DESSA FRASE SECRETÁRIO? TUA CASA VAI CAIR JUNTO COM TODO ESSE GOVERNO SEM RUMO.