sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CACIQUE VALMAR KABÁ MUNDURUKU SOFRE AMEAÇAS DE MORTE DA SECRETÁRIA DO PREFEITO RAIMUNDO BATISTA SANTIAGO

O Blog Faro Fino, foi procurado pelo cacique VALMAR KABÁ MUNDURUKU, para que a verdade fosse propagada sobre os fatos ocorridos e praticado pela então MARIA LEUSA MUNDURUKU secretária da pasta da Secretaria de Assuntos Indígenas (SEMAI).
Maria Leusa Munduruku Secretária de Assuntos Indígenas
Passaram-se um ano dessa arranhada administração capenga que sobrevive em meio a tanto escândalos, e que para eles isso tudo é normal, e há quem diga que está tudo bem nesse governo que sempre andou na contra mão.
O Blog ao ao ouvir atentamente a indignação do cacique Valmar, fez algumas perguntas para elucidar os fatos que ocorreram essa semana em Jacareacanga.

FF – O QUE LEVOU O CACIQUE A PROCURAR O BLOG?
Valmar -  Por ver a verdade nas matérias e por saber que o blog tem visibilidade, tanto para o mundo dos não índios quanto nas aldeias de meus parentes, ontem tomei conhecimento da matéria que foi postada sobre a atitude irresponsável da secretária Maria Leusa e que  a mesma fez menção a minha pessoa e equipamentos de minha propriedade, por isso estou procurando o blog para falar.
FF -  A MATÉRIA POSTADA PROCEDE?
Valmar – Sim, estava ontem na cidade de Itaituba, quando fui informado sobre essa situação, acessei o blog e antecipei minha vinda para Jacareacanga para saber se realmente tinha fundamento, e ao chegar as 23:30 da noite de ontem, parentes e amigos me deram informações precisas sobre a atitude da secretária Maria Leusa Munduruku.
FF – HOUVE A AMEAÇA DE TOCAR FOGO NOS MAQUINÁRIOS, EXPULSÃO DOS GARIMPEIROS DA ÁREA?
Valmar – Houve ameaças ao meu pessoal e prazos para saírem da área indígena, caso permanecêssemos eles tomariam outras providências. Não entendo por que essa moça me persegue? Sempre ajudei meu povo e continuo a ajudar várias aldeias nas realizações de formaturas de final de ano, na realização das assembleias de nosso povo e faço com coração, pois somente em 2017 ajudei varias escolas das aldeias com suas formaturas chegando ao gasto total de R$ 58.000,00 (Cinquenta e oito mil reais), tenho notas e nomes das aldeias que receberam minha ajuda. Faço uma pergunta a Maria Leusa, o que ela fez como secretária de uma pasta que foi criada para ajudar nosso povo em vez de perseguir com intimidação e arrogância?
FF – CACIQUE VALMAR, SE SENTE PERSEGUIDO PELO GOVERNO MUNICIPAL?
Valmar – Me sinto perseguido pela secretária Maria Leusa, bom, se ela é  secretária desse governo e utiliza embarcações da saúde, não será eu que irei afirmar isso, acredito que posso afirmar que há uma perseguição contra mim por parte da secretária desse governo.
FF – VALMAR VOCÊ SE SENTE INJUSTIÇADO?
Valmar – Posso afirmar que sim, porém isso só aumenta mais minha vontade de trabalhar para viver de forma honesta e ter dignidade de falar para meus filhos e parentes que lutei pra chegar aonde cheguei sem depender de políticos que quando quer ser eleito chega abraçando e sorrindo, mas no fundo não passa de hipócritas mentirosos. Continuarei minha vida simples e de forma honesta, trabalho duro e tenho hoje aproximadamente mais de trinta famílias que trabalha comigo e que dependem de mim para viverem decentemente, a maioria dessas famílias senão 90% são todas elas indígenas.  
FF -  O QUE VOCÊ PRETENDE FAZER PARA COIBIR TUDO ISSO?
Valmar – Continuar a minha vida sem me importar com tudo isso, estarei indo a delegacia de policia civil registrar uma ocorrência B.O. contra a secretária Maria Leusa, responsabilizando caso algo aconteça contra minha vida, uma vez que a mesma me ameaçou de morte pelo rádio de comunicação.
Aproveito a oportunidade que o blog está me dando para mostrar a verdade e com isso venho agradecer por  me ouvir, obrigado FARO FINO .

FF – O blog Faro Fino é que agradece nobre cacique pela verdade ser contada e que a sociedade deve tomar conhecimento  de pessoas que usam seus respectivos cargos para intimidar achando que estão acima da Lei e de todos. 
Matéria atualizada
  Texto enviado pelo Cacique Valmar Kabá para complementar a matéria!  
Disse Valmar - Faltou eu te falar sobre o carro que eu ajeitei da funai, não foi para beneficiar os funcionários e nem a administração, foi consertado para dá assistência aos índios, porque eu tinha pena dos parentes quando eles queriam viajar para resolver outros assuntos em Itaituba, é que eles andavam apé no sol quente, o Raulien está de prova que eu entrei com uma parte do dinheiro e ele com a outra, arrumei o camião da funai de Jacareacanga, comprei os pneus, fiz isso não pelo Ademir ou pela Funai, e sim pelos meus parentes, eu mesmo fazendo tudo isso a secretária Maria Leusa afirma que eu estou fazendo coisas erradas e enganando, prejudicando os parentes. 
Será que é dessa maneira e desse tipo que agente engana os parentes ajudando?
Eu pergunto para a secretária: O quê ela fez quando o caminhão da Funai estava quebrado, ela estando na secretaria o que ela conseguiu pra ajudar?
Eu me propus em ajudar, agora tai o caminhão rodando, levando os parentes, e que ela foi a primeira pessoa a ser beneficiada ao pedir o caminhão para levar o pessoal dela no ramal, isso ela não fala e muito menos vê. 

FF - É nisso que Jacareacanga está se tornando uma cidade onde o terrorismo tenta calar todos que denunciam as irregularidades. INTIMIDANDO E AMEAÇANDO! 

iperegayu munduruku iperegayu@gmail.com

estamos encaminhando uma carta de esclarecimento sobre falsos noticias que esta sendo divulgado no seu blog FARO FINO queremos divulgação dessa carta no seu blog e vamos acompanha .

coordenação do movimento Munduruku Iperegayu  
---------------------------------------------------------------------------------
O Movimento Iperegayu faz seu trabalho de reagir e defender nossa floresta e fortalecer nosso povo no nosso território o nosso Movimento continua andando e lutando defendendo a vida, não ameaçamos dono de Balsa de combustível em Jacareacanga, isso é mentira! Os vereadores que querem fazer denúncia é que não cumpriu a lei e nem mostraram o que acontece na comunidade e não aprova lei para nosso povo que entregamos na câmara ano passado.
Comunicamos   os pariwat seu Ivanio Alencar o  movimento Iperegayu existe uma coordenadora e a coordenação do movimento Iperegayu   nos queria dizer que senhora Maria Leusa não eh a coordenadora mas sim ante eram mas depois assumiu  a secretaria de assuntos indígenas para ajudar nosso povo Munduruku  por ter os Munduruku sofreu muito com a descriminação, preconceito pelos próprio órgãos como prefeito anterior e pelo ex secretario de assunto indígenas Ivanio Alencar
Dizer também o senhor Valma Kaba não é cacique dos munduruku, é seu cacique e dos garimpeiros que destruíu o nossa mãe terra juntos os pariwat  com as maquinas pesada ,PC  ele já destruiu ,o rio das tropas, agora quer destruir o nosso rio Kadiridi onde ele tento copita os outros caciques para aceita seu mal projeto.
Ele fez no dia 07 de janeiro 2018 na aldeia Sai-Cinza  e os caciques e lideranças do moradores do Kadiridi não aceitaram e Movimento Iperegayu comunicou todas aldeias via radio e todos nós munduruku decidimos fazer a fiscalização em todo território alto, médio Tapajós.
Mesmo assim no dia seguinte dias ele foi deixa seu trabalhadores pariwat no rio  Kadiridi para fazer mapeamento e sonda de onde tem ouro para levar seu  PC.
O movimento com seus guerreiros, caciques encontraram esse trabalhadores no dia  da fiscalização  17 de janeiro  2018  dentro da mata  os guerreiros levaram 3 horas de caminhada para chegar no acampamento dos garimpeiros pariwat e os guerreiros deram 3 dias de prazo para  se retira todos seu matérias do local .
Os nossos caciques e lideranças não são garimpeiros, em reunião no mês de outubro em 2017 em Itaituba o Valmar esteve na reunião junto com vários caciques do Alto e Médio Tapajós e ouviu do procurador do MPF que a lei não permite garimpo na terra indígena com máquinas, mesmo o indígena.
O MPF foi informado de tudo isso e vai tomar as providencias.


Coordenação  do Movimento Ipereg Ayu


Matéria Atualizada 22-01-2018

O garimpo é controlado pelos pariwat (não indígenas) que pagam parentes para vigiar suas máquinas. A aldeia PV é hoje o principal ponto de doenças e invasões do nosso território, lá tudo é controlado pelos pariwat, a pista de pouso que existia para que o atendimento a saúde pudesse chegar até os moradores, foi mudada de lugar, porque atrapalhava o garimpo.Os pariwat estão armados e deram armas para os parentes defenderem eles.

Muitas vezes o ICMBio, a Funai, o MPF e muitas autoridades foram alertadas sobre esses problemas, mas preferiram ficar nos escritórios ou fazendo reunião. Nada foi feito.

A assembleia do povo munduruku de 2017 decidiu que todos os garimpos deveriam ser fechados. Os caciques do rio das Tropas já não sabem a quem pedir para tirar os garimpeiros.

Nada foi feito e agora os pariwat junto com indígenas gananciosos e doentes querem invadir o rio Kadiridi para abrir novo garimpo.

Por causa desse desespero do nosso povo, nós guerreiros e guerreiras do Movimentos Iperegayu, decidimos:

*  Fazer uma fiscalização contra garimpos e outros invasores no rio Kadiridi, rio das Tropas indo do waretodi até o rio Tapajós
*  Prender e Expulsar todo pariwat da nossa terra
*  Destruir todas as máquinas do ga*rimpo no PV
* Denunciar os órgãos responsáveis pela proteção das nossas terras por não fazerem nada.

Jacareacanga, 17 de Janeiro de 2018

Movimento Ipereg ayu

Sawe!!!>>

12 comentários:

Anônimo disse...

MAS UM QUE ESTÁ SENDO PERSEGUIDO, CADE A JUSTIÇA?

Anônimo disse...

Hoje tive a certeza que esse governo é uma farsa e muita mal como administrador, o que se ver é que todos fazem o que querem por ninguém saber quem é que manda nesse pardieiro que tem um prefeito que só sabe dizer que é honesto e até agora não fez o dever de casa para o que ele foi eleito. Muito escanda-lo nessa turma de secretários sem noção, a perseguição por parte deles é o retrato da incompetência, se eles perseguem até os aliados, que financiou horas de voos na campanha para prefeito quanto mais os adversários políticos que foram contra nas eleições passada. PREFEITO POR ONDE ANDA WANDELMO? ESSE ASSESSOR DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DO GOVERNO QUE CADA DIA CONSTRÓI UMA ESTORIA DE ESCANDA-LOS E BAIXARIAS. ESSE ASSESSOR BATEU EM UMA DE SUAS AMANTES NO CLUBE NO FINAL DE SEMANA PASSADA E PEGOU UMA LATADA DE CERVEJA NA CARA, O SANGUE DESCEU, VOCÊ VIU, ALGUÉM VIU O WANDELMO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK DEVE ESTÁ ESPERANDO SARÁ A CARA PASSANDO OLEO DE PEROBA.

Anônimo disse...

faro fino, inicio da semana o gabinete do prefeito se tornou um octogano do UFC o secretário de gabinete empurrou um senhor de idade ou seja pegou pela camisa o senhor ADRIANO que tudo que ele queria era falar com o prefeito que tinha prometido atende-lo e o leão de chácara do MELÊ impediu o senhor Adriano de entrar por achar que ele é um dos que falam do prefeito e de sua administração. kkkkkkkkkk o pit bitoca desceu do salto e empurrou o velhinho, depois de muita humilhação o prefeito não satisfeito humilhou seu Adriano e gritou com ele por está sendo criticado. kkkkkkkkkkkkkkkkkk esse prefeito não aguenta pressão deve está na profissão errada. SEU ADRIANO DENUNCIA ESSES SEM MORAL.

Anônimo disse...

ESSA MATÉRIA COVARDIA ESSA PESSOA TA QUERENDO BRIGA CONTRA ÍNDIOS OH

FARO FINO disse...

Se postamos somos taxados de covarde, se não postamos somos taxados de omisso, a verdade tem que aparecer, as autoridades competentes tem que investigar tudo isso antes que vire uma guerra em Jacareacanga. Respeito seu ponto de vista! Bom dia...

FARO FINO disse...

Recomendo que você caro anônimo procure as autoridades competentes e faça essas denuncias a qual está sendo apresentada em questão, porém se ficar calado só contribuirá para aumentar a estatística de impunidade nesse país. Principalmente nessa cidade. Bom dia

FARO FINO disse...

Faro Fino procurou o senhor Adriano para saber se tinha fundamento, ele afirmou que sim houve a investida do secretário Petrônio (Melè) isso é lamentável nobre secretário você foi nomeado para atender o povo que colocaram todos no poder, não satisfeito com tudo isso o senhor Adriano conseguiu falar com o prefeito,e depois o prefeito lhe repreendeu por ele achar que o senhor Adriano fala mau de sua administração, mas depois ele se retirou da prefeitura, humilhado devido ser uma pessoa já de idade avançada, e diga-se de passagem, uma pessoa humilde, coisa que lá no gabinete DO PREFEITO NÃO TEM.

Anônimo disse...

FICA NA TUA CARA GUERREIROS ESTAO REVOLTADOS VOCE TAR QUERENDO CONFUSÃO
BOM DIA QUE DEUS NOS ABENÇOE.

Anônimo disse...

ei faro fino posta ai no blog que o melê ta querendo dar um canto de carroceria no secretário nany sobrinho do prefeito, ele convidou o engenheiro samuel para assumir a vaga do nany, será que o nany já sabe disso? afinal o melê afirmou que agora quem apita na prefeitura é ele! que vergonha papudinho querendo crescer derrubando as pessoas. kkkkkkkkkkkkk posta ai faro fino.

Anônimo disse...

ENGRAÇADO O PREFEITO MESMO QUE COM TODA FALTA DE CAPACIDADE FOI ELEITO PELO POVO E TEM QUE RESPEITAR E ATENDER O POVO, POIS ELE É EMPREGADO DO POVO, SI NÃO QUER TRABALHAR E ATENDER O POVO COM EDUCAÇÃO PEÇA PARA SAIR ENTREGUE O LUGAR OU PELO MENOS FAÇA UM CURSO DE BONS MODOS, MAL EDUCADO

Anônimo disse...

Faro Fino, posta ai essa noticia: Saiu uma liminar hoje contra o Raimundinho e esposa em uma ação possessória que os filhos do Sr. Pedrinho ajuizaram contra eles por mandarem aumentar suas terras demarcando parte dos lotes rurais dos mesmos. Saiu a decisão hoje e já foi expedido o mandado de intimação e citação. Ele fixou multa diária de mil reais para o caso de descumprimento da medida, para cada um deles, até o limite de 50 mil reais. QUE VERGONHA PREFEITO MAIS UM ESCANDA-LO?

FARO FINO disse...

Todos os comentários aqui postados não representa o ponto de vista desse blog, somos responsáveis pelo que falamos e não pelo que as pessoas entendem, respeitamos cada um e se eximimos de qualquer culpa de comentários feito pelos anônimos.